Destaque

Fastback da Renault ganha teaser e tem data de lançamento revelada

Com estilo cupê como o Fiat Fastback, o novo modelo da Renault será lançado em junho e promete um visual bastante agressivo

Teaser Renault Rafale [divulgação]
Teaser Renault Rafale [divulgação]

Não é só no Brasil que a Renault vai lançar um SUV novo. Enquanto se prepara para a estreia de seu novo modelo no mercado brasileiro, a fabricante apresentou mais detalhes do utilitário esportivo que será lançado em outros mercados, incluindo a origem de seu nome.

Batizado de Renault Rafale, o modelo teve seu nome inspirado na aviação e vai estrear no dia 18 de junho. O novo SUV será o irmão mais esportivo dos modelos Austral e Espace, contando com design mais agressivo e com linhas de cupê, como o Fiat Fastback, além de motorizações E-Tech híbridas.

O fabricante francês optou por um nome novo para o SUV cupê, em vez de escolher o especulado Austral Coupé ou ressuscitar a alcunha Avantime. A origem do nome Rafale remete a um avião lançado em 1934 pela companhia de aviação Caudron-Renault, explicando a conexão com a fabricante automotiva.

Projeção Renault Rafale [reprodução]
Projeção Renault Rafale [reprodução]
A marca francesa afirma que sua participação na indústria aeroespacial influenciou o design de seus carros, tornando-os mais aerodinâmicos – como é o caso do futuro SUV.

O novo modelo será o modelo mais caro da Renault, posicionado no segmento dos SUVs médios e ajudando a marca a dar um salto de qualidade. O teaser oficial de um modelo levemente camuflado, combinado com as fotos de espionagem anteriores e as projeções, dão a entender o design do exterior.

Os elementos agressivos do Rafale adotarão o novo estilo de faróis de LED semelhantes aos do Clio reestilizado. Juntamente com os arcos esculpidos e a linha de teto inclinada, o Rafale se promete um design chamativo, chegando mais perto do rival Peugeot 408 fastback.

No entanto, não seria surpresa se o interior fosse compartilhado com o Austral, por compartilharem a mesma plataforma. Afinal, a Renault confirmou que o modelo será feito sobre a arquitetura CMF-CD, como o Austral, o Espace e vários outros modelos de outras marcas da aliança Renault Nissan Mitsubishi, incluindo o Nissan X-Trail e o Mitsubishi Outlander. 

O Rafale terá motores híbridos E-Tech, provavelmente compartilhados com os SUVs citados anteriormente. Um deles deverá ser o propulsor de 200 cv e 20,9 kgfm, provavelmente acompanhado por um híbrido plug-in no futuro.

>> 5 carros que já saíram de linha, mas ainda compensa comprar

>> É mentira que carro popular da Honda custará R$ 56 mil

>> Honda HR-V ‘popular’ vai ser mostrado em junho e terá teto solar