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Fastback da Peugeot? Stellantis registra novo 408 no Brasil

Apesar de ser um SUV cupê como o Fiat Fastback, novo Peugeot 408 não tem relação alguma com seu primo Stellantis

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]

Primo do Fiat Fastback, mas sem qualquer tipo de peça compartilhada entre eles, o Peugeot 408 foi registrado no Brasil. Primeiro SUV cupê da marca francesa, ele não substituiu o sedã médio 408 na China, onde vivem pacificamente. Na Europa, contudo, ele se posiciona paralelamente ao 3008.

Revelado por registros no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o Peugeot 408 pode não ser vendido no Brasil. Mas não porque poderia ser algum tipo de ameaça ao Fiat Fastback, até porque ele pertence a um segmento superior. A realidade é que a Peugeot e a Citroën têm costume de registrar todos os seus carros no INPI e, não necessariamente, vender aqui.

O registro no INPI serve para proteger a propriedade intelectual sobre o desenho de um automóvel. Evitando assim que alguma marca lance um carro igual e seja processada. Em tempos passados, marcas chinesas tinham essa mania e, caso o automóvel não fosse registrado no INPI pela marca original, a cópia poderia circular nas ruas tranquilamente.

THP híbrido

Produzido na França, o Peugeot 408 tem 4,68 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,47 m de altura. Comparado ao Fiat Fastback, o Peugeot é 26 cm mais longo, 8 cm mais largo e 7 cm mais baixo. Ou seja, fica nítido que ele pertence a uma categoria bem superior ao modelo da Fiat. Seria um SUV para o segmento do Jeep Compass, mas cupê.

Construído sobre a plataforma do Peugeot 3008, o 408 traz duas opções de motor. As versões de entrada usam o 1.2 PureTech três cilindros turbo com 130 cv e 23,4 kgfm de torque. Já o topo de linha vem com o 1.6 THP quatro cilindros turbo combinado a um motor elétrico, podendo entregar 180 cv ou 225 cv. O torque é sempre de 36,7 kgfm.

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]
Como todo modelo da Peugeot, o 408 em breve terá uma versão totalmente elétrica. Nessa configuração, porém, existe uma pequena chance de que ele seja vendido no Brasil. Um e-408 seria um bom concorrente para o Volvo C40, que está sozinho na categoria. Só não teria porte para peitar o outro SUV cupê elétrico vendido no Brasil, o Audi e-tron Sportback.


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