Destaque Novidades

Peugeot lança o belíssimo 408, mas com rodas extremamente polêmicas

Segmento de SUVS cupê ganha a adição do novo Peugeot 408, que será vendido na Europa e na China. Mas e o Brasil?
Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]

Depois de muitos teasers, flagras e rumores, a Peugeot finalmente apresentou o novo 408. Mas ela já não fez isso outro dia com um sedã? Sim, existem agora dois Peugeot 408: um sedã médio exclusivo para a China e um SUV cupê que será vendido no país mais populoso do mundo e também na Europa. Mas esse segundo promete polemizar.

Apesar de seu belíssimo estilo de carroceria, o novo Peugeot 408 resolveu fugir do senso comum no desenho das rodas. Há quem diga que parece que é o desenho de uma roda original, mas borrado e outros que apontam para a semelhança com uma lâmina de liquidificador. A boa notícia é que rodas podem ser trocadas.

E ainda bem, porque o novo Peugeot 408 é um belíssimo carro. O estilo de SUV cupê segue a mesma escola do novo Citroën C4: um carro baixo, com teto inclinado, visual musculoso e bastante plástico preto na parte inferior da carroceria para dar uma aparência mais robusta. Suspensão elevada também segue nessa tocada.

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]
A frente chama atenção pela grade em V com pontos na cor da carroceira que dão a sensação de uma cascata. Os faróis são finos e trazem dois blocos de LED, que são acompanhados do LED diurno em forma de dente de leão. A lateral tem vincos verticais dobrando a carroceriae dando músculos ao Peugeot 408.

Um discreto aerofólio no vidro traseiro faz lembrar o Volvo C40, enquanto a traseira com vidro bem inclinado e um pequeno ressalto na tampa do porta-malas segue o estilo dos hatches dos anos 1990. Lanternas com três riscos vermelhos são ligadas por uma barra preta, enquanto o para-choque bojudo simula extratores de ar.

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]
A cabine é luxuosa e bastante moderna. O volante é o mesmo do 208, mas com o novo logotipo. No topo, o painel de instrumentos digital se integra visualmente às saídas de ar e a um friso cinza. Mas o destaque vai para a central multimídia que é acompanhada de uma segunda tela com comandos rápidos e atalhos personalizáveis.

Grande híbrido

Console central alto e bancos com abas laterais pronunciadas dão o tom esportivo ao Peugeot 408. E com entre-eixos de 2,78 m, ele é um dos carros mais espaçosos das marca. A real é que ele é mais longo até que o SUV 5008 de sete lugares: no 408 são 4,68 m de comprimento, 1,85  de largura e 1,47 m de altura.

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]
Construído sobre a mesma plataforma do 308 e do 3008, o Peugeot 408 traz os mesmos motores que seus irmãos. A versão de entrada usa um 1.2 PureTech três cilindros turbo de 120 cv. Já para quem quer mais potência, o 1.6 THP é oferecido em variantes híbridas com potência total combinada de 180 cv ou 225 cv.

>>2008 2023 ganha duas versões THP e mudanças visuais

>>Peugeot 3008 Hybrid4 começa a ser vendido na Argentina. Mas e o Brasil?

>>Landtrek é flagrada em versão completona no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

11 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Pessoalmente, gostei das rodas. Diferentes. A questão é VEM AO BRASIL? O lado PSA da Stellantis está bem pior do que o lado FCA aqui no Brasil e parece não trabalhar para mudar isso, vide o abandono com que tratam o Peugeot 3008 e a linha ínfima da Citroen, hoje, com um único modelo em linha de fato. O meu medo é o lado PSA tentar levar o lado FCA para a sua insignificância.

    • Também gostei das rodas. Agrada muito essa nova roupagem da Peugeot e essa roda ficou linda. Mas é como vc falou, o tanto de melhora nos carros é contraponto do abandono no pós venda.

    • Estou morrendo de medo também. Nem me importo com o preço da gasolina no Brasil, com 30 milhões passando fome, com 15 milhões sem emprego, com 700 mil mortos, com um bandido miliciano acabando com o país, enfim. Tô preocupadíssimo com os carros da Peugeot e FCA.

  • Creio que a Peugeot está evoluindo muito, e basta ir na Fiat/Jeep/Chrysler e ver que a integração deles está ótima, afinal faz poucos meses que fundiram e já é possível ver a união das marcas nas lojas, mas tem uns e outros que acham que a mudança vai acontecer da noite pro dia
    A Citroen está se preparando para inserir novos modelos no mercado por isso hoje ela só tem um modelo, ou ela reestrutura.as fábricas ou produz carros! Os 2 ao mesmo tempo não dá por isso ela precisa deste tempo! E a Fiat foi a melhor opção.no Brasil, visto que é a empresa líder de vendas aqui atualmente e a PSA vai evoluir muito mais com essa fusão

  • Achei muito bonita as rodas sim, o carro está muito bonito e tecnológico como todos os carros da marca! Agora, vir para o Brasil eu não apostaria minhas fichas, talvez com poucas unidades por importação!!!

  • O carro é uma máquina! Lindo demais! Tomara que venha pro Brasil. As rodas são muito maneiras designer futurista…o problema que as pessoas gostam de criticar o que está no padrão é quando foge dos padrões também. O povo não sabe o que quer. Mas o carro é top!!!