Destaque

100% elétrica, E-Transit Courier é basicamente a Fiorino da Ford

A Europa acaba de receber uma nova van que é basicamente uma Fiorino da Ford. Elétrica, ela leva até 700 kg de carga e tem duas telas de 12”

Ford E-Transit Courier [divulgação]
Ford E-Transit Courier [divulgação]

O mercado de furgões no Brasil é composto basicamente por dois modelos, Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid – que é praticamente são gêmeas. Contudo, na Europa esse segmento é mais forte, e inclusive acaba de receber o E-Transit Courier, furgão totalmente elétrico da Ford.

Parte de um investimento global de US$ 50 bilhões da Ford para modelos elétricos, a E-Transit Courier acaba de ser lançada na Europa para ser o modelo comercial de entrada da marca, abaixo da própria Transit Connect. Ao contrário do também elétrico Explorer EV, que tem base de Volkswagen, o novo furgão utiliza uma plataforma da própria montadora americana.

Ford E-Transit Courier

A Ford infelizmente ainda não detalhou muitas informações sobre o modelo. Sobre a motorização elétrica, foi informado apenas que o furgão conta com potência de 136 cv (de tração dianteira) e tem a possiblidade de direção com apenas um pedal.

Ford E-Transit Courier [divulgação]
Ford E-Transit Courier [divulgação]
Com esse modo ativado, geralmente o condutor precisa utilizar somente o pedal do acelerador, já que o modelo começa a frear automaticamente quando ele é aliviado. Isso garante uma maior regeneração de carga das baterias, assim aumentando a autonomia do modelo ou pelo menos melhorando o consumo.

De acordo com a marca, uma recarga noturna de 11 kW em CA (corrente alternada) leva cerca de 5,7 horas. Ponto interessante é que a carga pode ser programada para ser realizada somente em horários específicos, ideal para locais que possuem taxas diferentes na cobrança de energia.

Ford E-Transit Courier [divulgação]
Ford E-Transit Courier [divulgação]
Para que seja possível a recarga em carregadores públicos, a bateria aceita até 100 kW. Dessa forma a Ford prevê que 87 km de autonomia são adicionados em cerca de 10 minutos. A recarga de 10 a 80% é realizada em menos de 35 minutos através dos carregadores de alta velocidade.

Espaço para motor a combustão

Apesar de todo o foco comercial estar sobre a versão totalmente elétrica, a Ford ainda não tirou o espaço que possuem os modelos a combustão. As versões convencionais, inclusive, serão lançadas até antes da movida somente pela eletricidade. Haverá ainda uma versão de passageiros, chamada de Tourneo Courier.

Ford Transit Courier [divulgação]
Ford Transit Courier [divulgação]
Chamada de Transit Courier (sem o E), as versões comuns utilizam o motor 1.0 turbo Ecoboost à gasolina. Ele entrega  125 cv, mas existe também um 1.5 diesel aspirado EcoBlue que dispõe de 100 cv. Ambas as motorizações contam com uma transmissão manual de 6 marchas. Mas a versão turbo também pode receber um câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades

O sonho do brasileiro

Ao contrário desse segmento comercial no Brasil, que é geralmente muito depenado, na Europa os modelos de trabalho continuam com uma lista de equipamentos recheada. Há itens como botão de partida do motor, freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos digital de 12”, Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio, multimídia de 12” (8″ na versão a combustão) com GPS embarcado e etc.

Ford Transit Courier [divulgação]
Ford Transit Courier [divulgação]
No quesito segurança, embora opcional, podemos destacar equipamentos como piloto automático adaptativo, sistema de centralização na faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática. Enquanto isso, no Brasil os modelos comerciais costumam trazer como destaque um simples ar-condicionado.

Vale ressaltar também que a capacidade de carga fica definida em 700 kg, enquanto a capacidade de reboque é de 750 kg. Na dianteira o modelo elétrico oferece uma espécie de mini porta-malas (chamado de frunk) com capacidade para 44 litros. Há ainda um opcional para estender a capacidade de carga ao abaixar o banco do passageiro, facilitando o transporte de objetos mais longos.

Ford Transit Courier [divulgação]
Ford Transit Courier [divulgação]

Lançamento

A estreia da E-Transit Courier para o público deve acontecer no Salão de Veículos Comerciais em Birmingham, no Reino Unido. O evento será do dia 18 ao dia 20 de abril, mas a produção do modelo está programada apenas para o final de 2024. Já as versões a combustão devem ter suas entregas iniciadas ainda em 2023.

>> Novo Ford Territory virá ao Brasil, mas chega primeiro na Argentina

>> Ford sobe preços de Bronco Sport, Maverick e Transit no Brasil

>> Ford anuncia produção de caminhonete elétrica para 2025