Destaque

Ford terá Transit automática, elétrica e chassi no Brasil em 2023

Ford Transit sera´a primeira van grande será vendida no Brasil em versão automática, mas não a primeira elétrica, mas elas só chegam em 2023

Ford E-Transit [divulgação]
Ford E-Transit [divulgação]

Depois de pouco mais de um ano de mercado, a Ford se prepara para expandir com força a linha Transit no Brasil. A van de grande porte receberá três novas variantes no nosso país no ano que vem, sendo ela a primeira da categoria com transmissão automática. Os lançamentos ocorrerão ao longo do ano e ao menos uma das versões não poderá ser comprada.

Durante a prévia da Fenatran 2022, a marca revelou as três novas variantes da Ford Transit para 2023 no Brasil. A grande estrela da linha é a nova versão automática, que será oferecida nas variantes furgão fechado, furgão vidrado e passageiros. Ela será a primeira van automática desse porte à venda no Brasil.

A caixa manual de seis marchas segue como opção, mas a estrela da linha passará a ser a transmissão automática de dez marchas. É o mesmo câmbio usado pela Ford no Mustang e nas picapes F-150, F-250 e F-350, assim como a Chevrolet usa no Camaro e na Silverado. Segundo a Ford, o câmbio exige troca de óleo somente a cada 250 mil km rodados.

Ford Transit automática [divulgação]
Ford Transit automática [divulgação]
A Transit automática chega no primeiro semestre de 2023, sendo a primeira da fila de lançamentos da Ford. No segundo semestre chega a versão chassi-cabine. Diferentemente da van, a Transit chassi-cabine será vendida somente com câmbio manual de seis marchas. O motor não muda em nenhuma variante: 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 165 cv e 39,7 kgfm de torque.

A Ford não revelou os preços de nenhuma versão automática da Transit, muito menos da Chass-cabine. Isso se deve ao fato de que uma será lançada até junho do ano que vem, enquanto a outra somente depois de julho. A distância para o lançamento faz com que o preço possa variar bastante.

Ford Transit chassi-cabine [divulgação]

Transit elétrica

Por fim, outra novidade para o Brasil é a Ford E-Transit. Ela não poderá ser comprada por consumidores comuns ou empresas, ao menos por enquanto. A marca optou por emprestar a Transit elétrica a grandes frotistas a fim de testar a usabilidade e viabilidade da van elétrica em solo nacional.

A Ford fará, até mesmo, instalação da estrutura de carregamento para essas empresas e monitorará ativamente o uso para entender a aplicação a Transit elétrica no Brasil. Por enquanto, somente a variante furgão vem, mas poderá haver novas opções futuramente. Em um segundo momento ela deverá ser oferecida ao público.

Ford E-Transit [divulgação]
Ford E-Transit [divulgação]
Trocando o motor diesel por um elétrico, a Ford E-Transit mantém a tração traseira, mas ganha bem mais força. A elétrica tem 269 cv e 43,8 kgfm de torque, ou seja, 104 cv e 4,1 kgfm de torque a mais que a Transit diesel. Segundo a Ford, a autonomia é de 317 km com carga completa.

Ford E-Transit [divulgação]
[divulgação]

>>Ford matou o último dos três maiores ícones que teve no Brasil

>>Ford Ranger ganha versão estilo baja, com base na Raptor

>>BYD quer comprar a fábrica da Ford em Camaçari