Destaque

Ford vai matar SUVs de 5 lugares

Depois de desistir de produzir sedãs e hatches, os SUVs de 5 lugares serão as próximas vítimas da Ford serão os SUVs sem terceira fileira

Ford Escape [divulgação]
Ford Escape [divulgação]

Depois de perceber que enxugar a linha torna a operação bem mais saudável, a Ford vai começar a aparar as arestas. Prova disso é que a marca do oval azul vai desistir de fabricar e vender SUVs de cinco lugares, conforme alertou Jim Farley, CEO da marca em uma entrevista ao site Ford Authority.

“Estou muito otimista quanto aos nossos 8% porque não vamos mais jogar no segmento de crossovers de duas fileiras – porque a Ford tentou com carros a combustão e realmente não funcionou para nós”. Especificamente o CEO usou o termo crossover que não é aplicado no Brasil aos SUVs de pegada mais urbana.

Segundo o site, modelos como Escape, Edge e até o Lincoln Nautilus estão na linha de corte da Ford para os próximos anos. Nautilus e Edge já tinham suas vidas ameaçadas com enorme chance de descontinuação ainda neste ano. Na China, contudo, o Edge cresceu e se transformou em um modelo de sete lugares.

Lincoln Nautilus [divulgação]
Lincoln Nautilus [divulgação]

EcoSport volta?

A grande questão é quanto aos SUVs menores globais como Bronco Sport e Puma – lembrando que o EcoSport já morreu e não voltará tão cedo. Ambos são modelos de sucesso, sendo o Bronco bem vendido nos EUA e o Puma na Europa. A grande questão é que esses podem sobreviver como elétricos.

Farley deixou claro que a Ford não foi bem sucedida no segmento com modelos a combustão, mas que elétricos devem sobreviver. Prova disso é que o Puma vai ganhar, em breve, uma versão totalmente elétrica. O Bronco Sport que ainda é dúvida, assim como os chineses Territory e Equator Sport.

Ford Bronco Sport [divulgação]
Ford Bronco Sport [divulgação]
Para modelos grandes, contudo, ainda há esperança: “queremos entrar com nossa mão e nossa força no segmento de comerciais, caminhonetes e carros grandes”, afirma o CEO. Ou seja, modelos grandes como os SUVs Explorer, Expedition e os Lincoln Navigator e Aviator estão à salvo por enquanto – futuramente, contudo, serão elétricos. 

>>Ford surpreende e decide voltar à F1 com a Red Bull

>>Super Ford Ka tem 433 cv e tração 4×4 de Audi

>>Ford Maverick: testei a picape por um mês e 2.000km | Avaliação