Destaque

Juiz declara Hyundai e Kia culpadas por roubo dos carros

A situação da Hyundai e Kia não é boa depois do número de roubos dos seus carros aumentarem e as seguradoras não os assegurarem

Hyundai Kona Electric [divulgação]
Hyundai Kona Electric [divulgação]

Recentemente, foi noticiado que os modelos da Hyundai e Kia eram furtados com facilidade nos Estados Unidos e as seguradoras já não queriam mais fazer a cobertura desses carros. Contudo, essa história ganhou mais um capítulo, pois um juiz da Califórnia rejeitou os argumentos das montadoras e deu a entender que elas são as principais culpadas sobre esses episódios.

James Selna, juiz distrital de Santa Ana, na Califórnia, não aprovou os argumentos que afirmavam ser injustos as seguradoras se recusarem a pagar pelos carros roubados, já que elas haviam cobrado o valor do prêmio e sabiam dos riscos. Deve ter pesado nessa decisão de James é saber que os carros da Kia e da Hyundai produzidos entre 2011 e 2022 para os EUA não possuíam dispositivos anti-roubo como os bloqueadores.

Na decisão de Selna, ele pontuava que por mais que as seguradoras já tinham recebido os prêmios, isso não quer dizer que a culpa é inteiramente deles. Como as montadoras Hyundai e Kia não incluíram um recurso bloqueador, que é exigido pelas regulamentações federais, o nível de culpa é quase inteiramente das montadoras. A Hyundai afirmou estar decepcionada com tal decisão do juiz e revelou que já instalou mobilizadores em mais de 1 milhão de carros e a Kia ainda não se pronunciou sobre a polêmica.

Hyundai ix35
Hyundai ix35 [divulgação]

Hyundai e Kia pagarão mais de R$ 700 milhões para as vítimas

No final de outubro deste ano, James concedeu a aprovação de um acordo, o qual previa uma ação coletiva de mais de 9 milhões de carros das duas montadoras. Ambas deveriam pagar R$ 708,7 milhões para os motoristas afetados pelos roubos. O juiz cuida ainda dos processos movidos pelos municípios que querem recuperar a segurança pública e os outros custos acerca desses crimes.

Desde meados de 2021, circulam no TikTok diversos vídeos do grupo Kia Boys. Eles conseguem roubar um carro da Hyundai ou Kia em questão de segundos. Isso fez com que diversos moradores dos Estados Unidos sofressem com a falta de cobertura para seus automóveis, pois as seguradoras não queriam mais aceitá-los ou colocavam altos preços para realizarem o seguro.

Kia Soul 2023 [divulgação]
Kia Soul 2023 [divulgação]

O que você achou da decisão do juiz? Conte nos comentários


>>Chevrolet terá SUV híbrido bem maior que o Equinox

>>Os carros mais feios à venda no Brasil, segundo os leitores

>>Ignorada no Brasil, Subaru lança o novo Forester