Destaque

Kia Sportage consegue só 3 estrelas no Latin NCAP

Enquanto o Kia Sportage, vendido no Brasil, não gabarita no teste do Latin NCAP, Mitsubishi Outlander consegue 5 estrelas

Kia Sportage [Latin NCAP]
Kia Sportage [Latin NCAP]

Junto da nota zero do JAC E-JS1, o Latin NCAP divulgou também os testes dos novos Kia Sportage e Mitsubishi Outlander. Os dois SUVs tiveram resultados discrepantes: o coreano marcou 3 estrelas por falta de equipamentos, enquanto o japonês gabaritou no teste e se junta à turma dos modelos 5 estrelas.

Segundo o Latin NCAP, a nota do Kia Sportage só não foi mais alta pela falta de equipamentos. O modelo traz itens importantes de segurança como opcional em algumas versões, mas o órgão não especificou quais são os itens faltantes. Contudo, foi elogiada a presença de seis airbags e controle de estabilidade como equipamentos de série.

O Kia Sportage conseguiu 82,31% de proteção para adultos no banco da frente com apenas as coxas recebendo proteção marginal, enquanto o tórax do motorista e panturrilha direita com nota adequada. As demais regiões receberam proteção boa. Já em impacto lateral e proteção de pescoço em batida traseira, a nota foi boa.

Kia Sportage [Latin NCAP]
Kia Sportage [Latin NCAP]
Somente em impacto lateral de poste que o Latin NCAP não deu nota máxima ao Kia Sportage, com indicação de proteção marginal para peito e adequada para a cintura. Para crianças, ele atingiu 71,57% de proteção, enquanto pedestres ficaram com 47.56% de proteção. A carroceria foi considerada estável no teste de impacto.

5 estrelas

Mitsubishi Outlander [Latin NCAP]
Mitsubishi Outlander [Latin NCAP]
Já o Mitsubishi Outlander, com suas cinco estrelas, foi elogiado por ter sete airbags, controle de tração e estabilidade como item de série, além de diversos elementos de segurança como padrão, tal qual frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego. Vale lembrar que o SUV japonês não é vendido no Brasil, ao contrário do Kia Sportage.

Mitsubishi Outlander [Latin NCAP]
Mitsubishi Outlander [Latin NCAP]
O Outlander conquistou 90,5% de proteção para passageiros dianteiros, 91,33% de proteção para crianças, 54,7% de proteção para pedestres e marcou 81,17% de nota em assistentes de segurança, um contraste com os 55,81% desse quesito no Kia.

>>Elétrico JAC E-JS1 decepciona e tira zero estrelas no Latin NCAP

>>Chevrolet terá substituto para o Celta na América Latina

>>Por que o Polo tem 3 estrelas no Latin NCAP se Virtus e Nivus têm 5?