Destaque

Koenigsegg CC850 é manual e automático ao mesmo tempo

Pé na embreagem ou trocas automáticas? Você decide no Koenigsegg CC850, que presta homenagem a um clássico da marca

Koenigsegg CC850 [divulgação]
Koenigsegg CC850 [divulgação]

Além de ter um dos mais difíceis nomes de se escrever da indústria automotiva, a Koenigsegg também é completamente maluca. Tão inovadora quanto a Citroën no século passado, a marca sueca tem apresentado soluções absurdamente engenhosas nos últimos anos. A prova disso é o novo CC850: o primeiro carro com câmbio manual e automático ao mesmo tempo.

A solução é bem complicada, mas fácil de entender na prática. O Koenigsegg CC850 traz o sistema TWMPAFMPC. Ok, ficou complicado novamente, mas a sigla significa The Worlds Most Powerful And Fastest Manual Production Car. Traduzindo para o bom português: o carro manual mais potente e rápido em produção.

Isso significa que ele tem um pedal de embreagem e uma alavanca de câmbio. Só que o sistema é todo eletrônico e bem inteligente. O motorista tem seis marchas para trocar e se errar o ponto da embreagem, o Koenigsegg CC850 vai morrer como todo carro manual. Contudo, o sistema por trás disso tudo é automático.

Koenigsegg CC850 [divulgação]
Koenigsegg CC850 [divulgação]
Tanto que a grelha das marchas possui a posição D atrás da Ré. Lá, o Koenigsegg faz todo trabalho de trocas e desbloqueia mais três marchas, totalizando nove. Ou seja, você pode usar o carro como um manual de verdade quando quer, mas se precisar, o modo automático está disponível. É insano e genial ao mesmo tempo.

Peso certo

A sigla gigantesca usada pela Koenigsegg é justificada pelo fato de que ele tem um motor5.0 V8 com absurdos 1.385 cv e 141,2 kgfm de torque. Em newton-metro, seu torque é de 1.385 Nm, ou seja, estrategicamente idêntico ao peso de 1.385 kg. Sagaz, Koenigsegg. Mas para atingir esses números, ele precisa estar abastecido com etanol E85, se não a cavalaria cai para 1.185 cv.

Koenigsegg CC850 [divulgação]
Koenigsegg CC850 [divulgação]
Esteticamente ele presta homenagem ao Koenigsegg CC8S, o primeiro carro da marca sueca feito entre 2002 e 2003 com apenas 6 unidades construídas. Elementos como o desenho geral da carroceria, faróis e lanternas são praticamente iguais ao original, mas devidamente modernizados para ter aquela carinha de 20 anos mais jovem.

Koenigsegg CC850 [divulgação]
Koenigsegg CC850 [divulgação]

>>Alianças de marcas de carros que fazem inveja a House of the Dragon

>>5 carros vendidos no Brasil, mas que parecem um surto coletivo

>>4 características de carros americanos que o brasileiro não aceita