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Marca de luxo da Chery lança 2 elétricos com autonomia de 700km

A Exeed, divisão de luxo da Chery, acaba de lançar novos modelos elétricos, que inclusive foram antecipados por patente brasileira

Exeed Sterra ES e ET [divulgação]
Exeed Sterra ES e ET [divulgação]

A Chery acaba de lançar pela Exeed (divisão de luxo) dois novos modelos totalmente elétricos sob a nova marca Sterra. Além de um sedã, há um SUV: jambos haviam sido antecipado em registros no Brasil antes mesmo do seu lançamento mundial.

Apesar de ser bem confuso, a montadora de origem chinesa possui várias subdivisões de marcas em seu portfólio global. Aqui no Brasil, por exemplo, ela é administrada por um grupo brasileiro, e por isso é chamada de CAOA Chery. No exterior ela carrega somente esse segundo nome, mas conta também com a Exeed e agora com a Sterra.

A Exeed nada mais é que uma marca de luxo do grupo Chery, assim como é a Genesis para a Hyundai e a Lexus para a Toyota. Já a Sterra é uma submarca focada em carros elétricos, mas traz lançamentos sob o guarda-chuva da Exeed. Já a submarca de elétricos da Chery se chamará iCar. Achou confuso? De fato é.

Exeed Sterra ES [reprodução]
Exeed Sterra ES [reprodução]

Exeed Sterra

A novidade fica a cargo de dois modelos apresentados recentemente na China pela Exeed Sterra. O sedã até então era conhecido por E03 e teve seu design revelado antecipadamente por patentes registradas no INPI (Instituto Nacional Da Propriedade Industrial).

Agora chamado de Sterra ES, ele utiliza a plataforma EOX da montadora chinesa, que inclui suspensão pneumática e eixo traseiro com capacidade de esterçamento. Ele conta com 4,95 m de comprimento, 2,00 m de largura e 2,90 m na distância entre os eixos.

Exeed Sterra ES [reprodução]
Exeed Sterra ES [reprodução]
Já o SUV, chamado de Sterra ET e que também foi antecipado pelo INPI, não segue uma linha tão diferente. Utilizando a mesma plataforma, ele conta com um design distinto somente por conta do tipo de carroceria. Segundo a imprensa chinesa, ambos devem ser oferecidos com conjuntos diferentes de bateria.

Uma das opções deve ter baterias de 60 kWh, enquanto a intermediária traz 80 kWh e a mais cara contempla capacidade de 100 kWh. Tanto o SUV quanto o sedã devem fornecer uma autonomia entre 500 km e 700 km, variando de acordo com o conjunto de baterias escolhido.

Exeed Sterra ET [reprodução]
Exeed Sterra ET [reprodução]
Ao que tudo indica uma recarga de 5 min pode oferecer mais 150 km de autonomia para os modelos. A aceleração de 0 a 100 km/h também deve ser impressionante, ficando bem próximo aos 3 segundos. No caso do SUV, destaca-se também os retrovisores totalmente digitais, assim como no Audi E-Tron, por exemplo. O sistema utiliza câmeras ao invés de espelhos.

Chery TJ-1

Entre outros modelos revelados na apresentação chinesa da Chery, está o SUV TJ-1. Ele chama atenção pelo design robusto, sobretudo na dianteira, onde há o nome “CHERY” bem grande em maiúsculo. A grade traz elementos horizontais, enquanto os faróis são bem largos e o DRL fica no nível superior.

Chery TJ-1 [reprodução]
Chery TJ-1 [reprodução]
Especulações da mídia chinesa dizem que o modelo utilizará um motor 1.6 turbo, assim como um 1.5 turbo híbrido plug-in. Com isso a entrega de autonomia no modo de condução totalmente elétrico ficaria na casa dos 100 km. O nome TJ-1, porém, ainda não é definitivo para o modelo e pode mudar em breve.

E o Brasil?

Ainda é cedo para ter certeza de que os modelos apresentados na China virão ao Brasil. Sabemos que por aqui a CAOA que comandará também a divisão de luxo da Chery (Exeed), mas ainda não temos uma confirmação de quais dos novos modelos deverão cumprir o portfólio da marca em território brasileiro.

Chery TJ-1 [reprodução]
Chery TJ-1 [reprodução]

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