Destaque

Motor híbrido da Nissan faz 25 km/l e chega ao Brasil em 2023

Chamado de e-Power, o motor híbrido da Nissan teve o lançamento confirmado para o mercado brasileiro, mas modelo escolhido não foi revelado

Motor híbrido da Nissan [divulgação]
Motor híbrido da Nissan [divulgação]

Em breve, o motor híbrido da Nissan vai estrear no mercado brasileiro. A marca japonesa confirmou nesta semana que irá lançar o propulsor e-Power no Brasil e que sua estreia será já em 2023. No entanto, a marca ainda não revelou qual vai ser o modelo responsável pela estreia do motor híbrido, o que será revelado mais para frente.

Porém, é preciso lembrar que o e-Power não é um sistema híbrido convencional. Na realidade, há um motor a combustão e outro elétrico, mas o carro é movido apenas pelo propulsor movido a eletricidade. A função do motor a gasolina é apenas ser um gerador de energia para as baterias, o que reduz drasticamente o consumo.

Há alguns anos, a Nissan declarou que estaria desenvolvendo uma versão flex para o sistema. Dessa forma, o motor a combustão poderia rodar com etanol, assim como acontece no Toyota Corolla sedã e no Corolla Cross – que são híbridos convencionais. Porém, até o momento a tecnologia não foi lançada pela Nissan no Brasil.

Nissan Kicks 4x4 [divulgação]
Nissan Kicks 4×4 [divulgação]
Seja como for, o fato é que o sistema da marca japonesa proporciona uma grande economia de combustível. No exterior, as versões do Kicks e do Sentra com o sistema e-Power conseguem rodar 25 km com um litro de combustível.

Como o modelo que vai utilizar a tecnologia não foi revelado, resta aguardar pela decisão da Nissan para entender melhor o posicionamento da tecnologia no Brasil. Conforme dito acima, o Kicks é um dos modelos que utilizam o sistema no exterior e poderia ser uma boa escolha para estrear a tecnologia no mercado brasileiro, já que é o modelo mais vendido da montadora no país.

>> Como é o Nissan 370Z biturbo em ação? | Vídeo

>> Flagra: Nissan Sentra 2023 virá para pegar órfãos do Honda Civic

>> Nissan Versa ganha motor turbo e versão com apelo esportivo