Destaque

Novo Mini Countryman vai ter o mesmo visual polêmico do hatch

Flagrado sem camuflagem, o novo Mini Contryman vai seguir a mesma identidade visual controversa do irmão menor

Produção do VW T-Cross em São José Dos Pinhais (PR) [divulgação]
Produção do VW T-Cross em São José Dos Pinhais (PR) [divulgação]

O novo Mini Countryman foi flagrado sem camuflagem pelo site Motor Authority. Previsto para ser revelado ainda este ano, até porque é possível ver que o carro está pronto, o SUV deve começar a ser vendido apenas no ano que vem, mas já como linha 2025.

Por ter sido fotografado sem nenhuma camuflagem, é possível ver todos os detalhes da carroceria. E assim como o Mini Cooper Hatch, o design vai seguir a mesma filosofia, já que se trata da nova identidade da marca. Na dianteira, o desenho remete facilmente a um carro da Mini, sendo perfeitamente reconhecível.

Os faróis continuam nas extremidades e a grade tem o formato típico da marca. Entretanto, quando visto de lateral, a impressão que passa é que Countryman ficou mais bicudo. Na traseira, há um ressalto esquisito na tampa do porta-malas, e as lanternas estão mais estreitas. O vidro traseiro parece menor, e é curioso como o caimento do teto fica um pouco mais acentuado a partir da coluna C.

Novo Mini Countryman [reprodução/Motor Authority]
Novo Mini Countryman [reprodução/Motor Authority]
Mesmo sendo um SUV, o novo Mini Countryman ficou mais parecido com uma perua, já que a traseira parece mais alongada nesta nova geração. Afinal, o carro ficou maior, chegando aos 4,41 metros de comprimento. Ou seja, de mini só o nome da marca mesmo, já que o modelo ficou maior que um Jeep Compass.

Esta geração do modelo vai marcar a transição para a era elétrica da montadora, que se comprometeu a só ter modelos movidos a eletricidade a partir de 2025. Segundo o Motor Authority, a nova geração do SUV vai ter um motor elétrico de 188 cv e outro de 308 cv. 

Porém, o site diz que haverá modelos a combustão, com motor 1.5 turbo e 2.0 turbo. Se de fato a Mini pretende ser totalmente elétrica a partir de 2025, não faria muito sentido lançar um carro a combustão por apenas um ano, mas resta aguardar o lançamento oficial do novo Countryman para sabermos quais serão os planos da marca.

>> Mini Cooper 2024 com base da GWM é revelado oficialmente

>> BMW X1 2023 mostra que equilíbrio é tudo na vida | Impressões

>> Mini anuncia dois SUVs e nova geração do Cooper elétrico