Destaque

Volvo surpreende com lançamento de monovolume EM90

Totalmente elétrico, o Volvo EM90 terá capacidade para transportar pessoas confortavelmente e contará com itens tecnológicos

Volvo EM90 [Divulgação]
Volvo EM90 [Divulgação]

A Volvo surpreendeu os amantes do setor automotivo ao lançar uma chamada mostrando o modelo EM90. Pela primeira vez na história da marca, sairá de sua fábrica um modelo que não é sedã, nem perua, muito menos um SUV e sim um monovolume grande, com capacidade para diversos passageiros.

O novo EM90 ganhou data tanto de lançamento quanto de início de pré-vendas para o público chinês no dia 12 de novembro deste ano. Maiores detalhes deverão ser revelados aos poucos, afim de manter o mistério acerca da novidade da marca sueca. Vale lembrar que ela se preparava para o lançamento do SUV EX90. Contudo, devido aos problemas no sistema tecnológico LiDAR, o modelo chegará somente em 2024.

Uma das grandes novidades da Volvo, o EM90 será o primeiro monovolume totalmente elétrico da marca. Além de ser premium, a fabricante ainda revelou que o modelo terá como intuito conectar entes queridos e até permitir que os passageiros trabalhem. De acordo com a foto feita pela fabricante, espaço e comodidade não devem faltar no EM90.

Volvo EM90 [Divulgação]

EM90 não é SUV

Pode parecer estranho, mas a Volvo quer entrar em mais um segmento de veículos maiores. Desde que os números de vendas de suas peruas e sedãs começaram a cair, a montadora optou por focar apenas na produção de SUVs, como é o caso de seu portfólio no Brasil e no Reino Unido. Dessa forma, com o lançamento oficial do novo EM90, a fabricante sueca pretende alcançar números expressivos de vendas na categoria de minivans. É válido afirmar que ainda não existem informações acerca da venda do novo modelo em outros mercados além do chinês.

Recentemente, a Volvo optou por tirar de seu catálogo modelos como o S60, V60, V90 e S90 no mercado do Reino Unido. Como é de praxe atualmente, o mercado de SUVs compactos e médios acabou por atrair diversos compradores, entre eles, quem procurava um modelo maior que os hatches. Desse modo, ao olhar um veículo com espaço maior e altura em relação ao solo também mais alto, era normal que os sedãs e peruas ficassem em segundo plano.

Volvo V60 [divulgação]
Volvo V60 [divulgação]

Como será o novo Volvo EM90? Será que virá ao Brasil? Conte nos comentários

>>Volvo XC60 não é o rei dos híbridos plug-in à toa | Avaliação

>>Xuxa é fã da Volvo e já teve carros de luxo e esportivos

>>Renault e dona da Volvo vão produzir motores juntas