Destaque

Nova Royal Enfield Scram 411 é confirmada para o Brasil

Segundo site, a Scram 411 não só está confirmada, como também já teve até mesmo uma unidade emplacada no país

Royal Enfield Scram 411 [divulgação]
Royal Enfield Scram 411 [divulgação]

A nova Royal Enfield Scram 411 deve ser o próximo lançamento da marca no Brasil. Essa informação foi apurada pelo site Motoo, que confirmou com a fabricante que o modelo será vendido de fato no mercado brasileiro. Porém, ainda não há nenhuma expectativa de quando ela chega.

De acordo com o site, uma unidade da moto já foi emplacada aqui em dezembro de 2022, o que seria mais um indício de que o lançamento está próximo. Apresentada em setembro do ano passado, a Scram 411 utiliza como base a Himalayan, moto mais vendida da Royal Enfield. Só que a novidade tem estilo scrambler.

Enquanto a irmã mais velha tem para-lama duplo, visual mais aventureiro e para-brisa, a Scram conta com uma dianteira mais simples e urbana. O para-lama é simples e o para-brisa foi removido. A roda dianteira é um pouco menor, tendo 19 polegadas, enquanto que a da Himalayan é de 21 polegadas. O garfo da suspensão também foi modificado e teve o curso reduzido para 190 mm.

Royal Enfield Scram 411 [divulgação]
Royal Enfield Scram 411 [divulgação]
A Scram é mais baixa, tendo a altura em relação ao solo reduzida em 20 mm. Todas essas modificações foram feitas para deixar a moto mais ágil no uso urbano, além de reduzir um pouco o peso.

Como o nome sugere, o motor tem 411 cm³, tendo um cilindro. Refrigerado a ar, o propulsor entrega 24 cv de potência e 3,2 kgfm de torque. Já o câmbio é um manual de cinco marchas. Em relação aos freios, o dianteiro tem 300 mm e pinça convencional, enquanto o disco traseiro tem 240 mm. O sistema ABS é de série.

Royal Enfield Scram 411 [divulgação]
Royal Enfield Scram 411 [divulgação]
Por mais que ainda não haja uma previsão de lançamento da moto no Brasil, a Scram 411 pode ser a primeira novidade da Royal Enfield para o mercado brasileiro em 2023. Além dela, a Hunter 350 e a Super Meteor 650 são esperadas. Todos os modelos globais da marca deverão ser vendidos no país, então resta aguardar os próximos passos da empresa.

>> Honda lança ‘Biz’ elétrica e outras duas motos urbanas

>> Yamaha NMAX 160 2023 ganha conectividade e outras novidades

>> Royal Enfield inicia fabricação de suas motos no Brasil