Destaque

Carros da Maserati estão com os dias contados

O final de 2023 será de grande reestruturação para a Maserati e toda sua linha de modelos esportivos e de alta performance

Ghibli Trofeo
Maserati Ghibli Trofeo [Divulgação]

Conhecida no mundo automotivo graças aos seus modelos esportivos, em breve a Maserati terá grandes mudanças. Um de seus modelos mais famosos, o sedã Quattoporte, terá sua produção encerrada em breve. Já Ghibli e Levante deverão contar com novo motor, já que há especulações que seu V6, desenvolvido pela Ferrari, também será descontinuado.

Ainda não há uma data específica para acontecerem tais fatos, mas provavelmente os propulsores potentes V6 e V8 estejam muito próximo do fim. Para substituí-los, a marca projeta equipar toda sua linha com o V6 biturbo Nettuno, o qual já está instalado no esportivo MC20.

Por enquanto, a única confirmação feita pelos executivos da Maserati é que a partir de 2024, nenhum modelo será mais equipado com o motor V8. Inclusive a produção deste deve ser finalizada ao fim de 2023. Aliás, por falar em fim de produção, o Ghibli deverá ser descontinuado em pouco tempo. Para a fabricante, o mais importante é deixar seu portfólio cada vez mais enxuto, aliado à queda no número de vendas de sedãs ao redor do mundo, colocarão fim a ele. Por sua vez, o SUV Levante também deve deixar de ser produzido entre o final de 2024 e início de 2025.

Levante Ultima
Maserati Levante Ultima [Divulgação]

Como fica o sedã Quattroporte?

Segundo especulações do portal Car and Driver, um dos poucos sedãs esportivos, o Quattroporte pode voltar aos holofotes em breve como elétrico. Mesmo que por agora a decisão da marca seja que o sedã saia de linha junto com o Ghibli, pode ser que ele retorne ao mercado depois.

A próxima geração do Maserati deverá servir como o único sedã da marca e pode virar uma versão maior do GranTurismo. Há rumores que possa ser equipado tanto com motor V6 biturbo Nettuno ou um motor elétrico com cerca de 800 cv. O que realmente não terá volta é o potente motor V8.

Quattroporte
Maserati Quattroporte Trofeo [Divulgação]

O que você achou dessa decisão da Maserati? Andaria em um carro esportivo da marca? Conte nos comentários

>>Maserati GranTurismo ressurge em nova geração com opção elétrica

>>Maserati MC20 Cielo foi o nome escolhido para o novo conversível da marca

>>Confira os sedãs compactos automáticos mais baratos do Brasil