Destaque

Valour celebra os 110 anos da Aston Martin com motor V12 e câmbio manual

Novo modelo da Aston Martin, o Valour tem tudo para ser um clássico moderno, já que será bastante raro, com 110 unidades previstas

Aston Martin Valour [divulgação]
Aston Martin Valour [divulgação]

O Valour é o novo supercarro da Aston Martin, feito para celebrar seus 110 anos. Ele terá sua produção limitada e presta homenagem ao legado da marca. O design foi inspirado em carros do passado, remetendo ao V8 Vantage original e ao modelo que correu em Le Mans no fim dos anos 1970, o RHAM/1 ‘Muncher’.

O visual do carro conta com carroceria em fibra de carbono, capô em forma de concha com saída de ar em forma de ferradura, detalhes em alumínio em toda a largura, spoiler dianteiro proeminente, faróis de LED circulares e rodas de liga leve forjadas de 21 polegadas.

O interior do Valour foi projetado com o objetivo de manter o caráter essencial do Vantage, enquanto oferece recursos atualizados. Como resultado, a cabine é bastante semelhante a do Vantage, inclusive utilizando o mesmo console central, que teve o design revisado.

Aston Martin Valour [divulgação]
Aston Martin Valour [divulgação]

Novas saídas de ar e detalhes mais luxuosos também foram adicionados na cabine do Valour. Embora muitos detalhes não tenham sido mencionados, é possível notar o acabamento em fibra de carbono nos painéis de porta, e em vez de maçanetas tradicionais, foram colocadas alças de puxar. Os bancos esportivos também remetem aos carros de corrida da Aston Martin, relembrando o legado da montadora.

Sob o capô, está o grande destaque do Valour. Ele ostenta um motor V12 biturbo de 5.2 litros, produzindo 715 cv e 76,7 kgfm de torque. A potência é transmitida para as rodas traseiras, e o carro conta com uma transmissão manual de seis velocidades e um diferencial de deslizamento limitado, permitindo que o carro acelere de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, com velocidade máxima de 322 km/h. 

Por ser uma espécie de Grand Tour, feito para longas viagens, o conforto não foi deixado de lado. A Aston Martin incluiu amortecedores adaptativos, molas e barras estabilizadoras, além de uma estrutura de carroceria personalizada para a rigidez ideal.

Apenas 110 unidades do Valour serão produzidas, o que deve fazer o carro se tornar um item de colecionador logo de cara, com as entregas programadas para começar no quarto trimestre deste ano.

Aston Martin dá uma de Ford e diz não para os sedãs

>> Ford quer lançar um sistema que vai permitir dirigir igual ao Mr. Bean

>> Toyota enlouquece e apresenta versões modificadas da Hilux