Destaque

Volkswagen admite que errou ao colocar comandos por toque nos carros

Chefão da Volkswagen diz que o recurso causou frustrações em seus clientes e promete mudar o sistema dos carros

Volkswagen Golf [divulgação]
Volkswagen Golf [divulgação]

A Volkswagen sempre teve interiores funcionais e relativamente simples desde sempre. Mas o jogo mudou com o lançamento do Golf em 2019, onde os designers da marca tentaram algo novo com seus controles por toque. Não apenas os botões no volante, mas também o controle por toque para ar-condicionado no ID.3, assim como nos modelos do Grupo VW também relacionados. 

Em uma entrevista sincera com a revista Autocar, Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, admitiu que o uso dos controles por toque foi um erro, declarando que causou muitos danos e que gerou muita frustração em seus clientes. Porém, para sua sorte, uma solução está encaminhada. A Volkswagen está lançando uma mudança no seu interior, abandonando os botões por toque e controles deslizantes para ar condicionado.

Já está disponível a atualização do ID.3, mas o modelo mais a se beneficiar com essa mudança será a próxima geração do Tiguan, que já teve suas primeiras imagens oficiais reveladas. O novo Golf e o Passat também se guiarão neste novo conceito, sem comandos por toque.

Volkswagen Golf GTI manual [divulgação]
Volkswagen Golf GTI [divulgação]

Dando uma olhada no console inferior do Tiguan 2024, nota-se um botão giratório com uma tela OLED incorporada, sendo responsável por ajustar o volume, cores de iluminação ambiente e selecionar os modos de direção para seu sistema 4Motion Active Control. As telas grandes se tornam indispensáveis nesse novo recurso, no entanto.

Fica óbvio que os fabricantes estão se desviando da cabine com muitos botões, preferindo seguir o conceito minimalista. O problema é que isso fez com que as centrais multimídias passaram a ter o controle de algumas funções, exigindo muitas vezes que o condutor precise realizar diversos toques, em vez de apenas acionar um botão.

Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]
Novo Volkswagen Tiguan [divulgação]

A torcida é que a Volkswagen consiga encontrar uma solução mais eficiente do que dos comandos por toque, mas que também não encha a central multimídia de funções. No fim das contas, o bom e velho botão seria a melhor alternativa.

>> Volkswagen Virtus 1.5 aspirado é lançado por R$ 66 mil na China

>> Efeito Ram Rampage: 5 carros com nomes que são cacofonias

>> Chevrolet Cruze 1ª geração foi requentado duas vezes na China