Destaque

Volkswagen pode ter um SUV elétrico com base da nova Amarok

Novidade é discutida internamente na Volkswagen e utilitário esportivo derivado da picape pode aparecer apenas como elétrico

Volkswagen Amarok [divulgação]
Volkswagen Amarok [divulgação]

Há pouco tempo, logo depois da apresentação da nova geração da Volkswagen Amarok, em julho, a alemã veio a público desmentir os rumores sobre um SUV derivado da picape. O modelo seria um primo do Ford Everest, que é o SUV da Ranger. Na época, a marca foi enfática ao dizer que a Amarok só existiu por conta da Ford e que um SUV estaria descartado.

No entanto, parece que há uma luz no fim do túnel para a chegada de um SUV baseado na Amarok. De acordo com Petr Sulc, membro sênior da equipe global de gerenciamento de produtos, confirmou que a Volkswagen pode ter reconsiderado a ideia. Em entrevista ao site australiano WhichCar, Sulc destacou que um primo do Everest não era do interesse dos alemães até pouco tempo.

“[Um veículo robusto com carroceria] não era um escopo das negociações [parceria de veículos comerciais] anteriores [com a Ford], então era realmente o que estávamos dizendo a eles que não estamos interessados ​​[nesse estilo de veículo]. [Mas] posso imaginar que, se abordarmos [a Ford] para o veículo elétrico a bateria, isso [o SUV] está fazendo sentido”, disse Sulc.

Esse SUV deve ser a aposta da marca alemã para os mercados onde não terá a Scout, ou seja, boa parte do globo, com exceção da América do Norte. O desenvolvimento de uma versão elétrica, que parecia ser o maior impedimento, não deve ser a dificuldade. Como a Amarok é feita sobre a base da Ranger e uma versão Lightning, elétrica, da picape da Ford é prevista, não seria um trabalho de engenharia muito difícil.

Isso também abre brecha para que a Ford também tenha um Everest Lightning, compartilhando ainda mais os componentes. No entanto, o SUV da Volkswagen não deve oferecer as versões a combustão. Se ele for desenvolvido, é possível que seja lançado até meados de 2025.

Scout [divulgação]
Scout [divulgação]

>>Volkswagen volta a vender Nivus, T-Cross e Taos com promoção

>>BYD já é maior que Volkswagen e Toyota na China

>>Volkswagen Gol Last Edition já é revendido por R$ 120 mil