Destaque

Volkswagen reduz produção em fábrica de motores no Brasil

Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, fábrica da Volkswagen terá terceiro turno suspenso temporariamente

Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo TSI manual [Auto+ / João Brigato]

A crise dos semicondutores voltou com tudo em 2023, causando fechamento temporário de fábricas e reduções de turnos. A Volkswagen, depois de suspender a produção do T-Cross, agora reduziu um dos turnos da planta de São Carlos, responsável por fazer motores para o Brasil e para exportação.

A fábrica, localizada no interior de São Paulo, é responsável pela produção dos motores 1.6 EA111, 1.0 MPI, 1.0 TSI (nas variantes 170 TSI e 200 TSI), 1.4 TSI e 1.6 MPI. Todos esses motores são usados pela linha nacional da Volkswagen, mas também são enviados a outros países, a exemplo do México.

Segundo informações do Automotive Business e do sindicato local, a Volkswagen instaurou férias coletivas aos funcionários do terceiro turno. A paralisação do último turno de fabricação começa em 10 de abril e não teve data divulgada para finalizar. Os dois outros turnos seguem com atuação normal para abastecer as fábricas da Volkswagen.

Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]
Na quinta-feira, 23, o novo CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, informou que a crise de semicondutores voltou, mas não tão grave quanto no ano passado. O cenário é mais otimista, mas a indústria nacional ainda sofrerá com falta de componentes para finalizar a produção dos carros.

>>Novo Tiguan Allspace pode não vir ao Brasil

>>ID.4: VW anuncia lançamento do seu primeiro carro elétrico no Brasil

>>VW e Ford já compartilham três carros