Destaque

Esse é o Volkswagen Voyage bolinha que nunca foi fabricado

Ao contrário do que muitos pensam, o projeto da segunda geração do Volkswagen Voyage foi feito, mas descartado a favor do Polo Classic

Volkswagen Voyage Bolinha [@veigaluizalberto]
Volkswagen Voyage Bolinha [@veigaluizalberto]

Até hoje muita gente não entendeu porque a Volkswagen não fez o Voyage bolinha, que representaria a segunda geração do sedã compacto. Até alguns chegam a cogitar que a VW nunca fez o modelo, mas a história é bem diferente disso.

Revelado em seu Instagram pessoal, o qual tem revelado diversos projetos descartados pela Volkswagen, Luiz Alverto Veiga, ex-designer da Volkswagen, finalmente revelou como seria o Volkswagen Voyage G2, ou Voyage bolinha. O modelo foi desenvolvido pela marca no Brasil, mas uma briga de egos enterrou o projeto.

Em seu perfil, Veiga diz “por ciúmes e demonstrações políticas, o board acabou aprovando o Polo Classic, ainda por cima, montado na Argentina”. O projeto foi preterido em relação ao Voyage de segunda geração, que seria lançado junto do Gol bolinha, da nova Parati e da Saveiro.

Volkswagen Polo Classic [divulgação]
Volkswagen Polo Classic [divulgação]
Visualmente o Voyage de segunda geração se assemelhava muito ao Logus. O modelo era proposto em uma versão de duas portas, como todos os derivados do novo Gol em um primeiro momento. A traseira era bem marcada, mas volumosa, com um visual bem diferente de outro Voyage G2 que vazou um tempo atrás mostrando traseira a lá Polo Classic.

Logus SUV?

Por falar em Logus, Veiga mostrou também que o primo do Ford Escort e do Verona passaria por uma reestilização. Projeto já estava em andamento e trazia elementos de estilo de modelos mais novos da Volkswagen. A traseira lembrava o Gol de certa maneira. Mas o projeto foi descartado com o fim da Autolatina.

Volkswagen Logus reestilizado [@veigaluizalberto]
Volkswagen Logus reestilizado [@veigaluizalberto]
Veiga revelou que havia até um projeto para um SUV do Logus, antecipando uma tendência mundial. O modelo aparece ao fundo em um desenho na parede. “Antes do fim da Autolatina trabalhamos em um facelift do Logus e Pointer e estudamos um SUV já prevendo, muito antes, está onda que tomou conta do mundo automobilistico”, revela o ex-designer.

>>Mercado: Chevrolet Onix vai repetir história do Volkswagen Gol?

>>VW Gol é o carro mais vendido do Brasil e Toyota Hilux no top 10

>>Gol e Voyage 2023 chegam a R$ 95.410 em versão 1.0 completa