Destaque Serviço

Dicas sobre balanceamento

Confira nossas dicas sobre balanceamento e alinhamento
Balanceamento e alinhamento (divulgação)

Criamos um pequeno guia com dicas e curiosidades a respeito do balanceamento e alinhamento do seu veículo. Veja agora alguns itens a serem verificados, para garantir a “boa saúde” do seu veículo.

Balanceamento e alinhamento (divulgação)

Quando preciso fazer o balanceamento?

Geralmente, o balanceamento pode ser feito de duas maneiras: sem retirar as rodas do seu veículo, ou utilizando um aparelho chamado balanceador de coluna – que necessita da retirada das rodas. A periodicidade depende muito do quanto e de que forma você utiliza seu veículo, mas aqui vão algumas dicas para algumas ocasiões:

Balanceamento e alinhamento (divulgação)
  • Faça o balanceamento na primeira revisão dos 10 mil km,
  • Quando for trocar os pneus usados por modelos novos,
  • Quando for feito o rodízio dos pneus,
  • Ao fazer reparos na câmara dos pneus,
  • Ao menor sinal de trepidação na direção, que não seja devido ao terreno.

Balanceamento e alinhamento são a mesma coisa?

Apesar de garantirem a estabilidade e o conforto a bordo, ambos os serviços têm suas diferenças. O alinhamento se encarrega de cuidar do equilíbrio e o ângulo das rodas de forma que todas recebam o mesmo impacto em contato com o solo, enquanto o balanceamento repara as trepidações sentidas pelo motorista, regulando roda, pneu e câmara através de contrapesos de chumbo.

Balanceamento e alinhamento (divulgação)

O que acontece se o balanceamento não for feito?

Assim como outras partes do veículo, caso a manutenção preventiva não for feita dentro do prazo estipulado pelo manual do veículo, problemas graves podem acontecer – ainda mais se tratando da suspensão do seu veículo.

Balanceamento e alinhamento (divulgação)

Outras peças importantes da suspensão como batentes, bandejas, buchas da barra estabilizadoras, pivôs, terminais de direção podem sofrer um desgaste prematuro, caso o motorista não realize a manutenção periódica.

Além disso, o fato de não fazer o balanceamento e alinhamento dos pneus e rodas, pode causar a perda de tração e estabilidade do veículo. Além de tornar mais difícil manter o veículo numa trajetória linear, um carro desbalanceado reduz a vida útil dos pneus e amplia o desgaste de outras peças.

** Assim como qualquer outra parte do automóvel, alinhamento e balanceamento deve ser feito de acordo com as instruções do manual do proprietário. Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva. **

Veja mais:

>> Veja como funcionam os amortecedores

>> Conhecendo o porta-malas do seu carro

>> CESVI dá dicas de como economizar combustível

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva