Destaque

Fiat Strada CVT automática estreia ainda neste ano no Brasil

Pela primeira vez no Brasil, uma picape compacta terá câmbio automático e a inovação, mais uma vez, é da Fiat Strada

Fiat Strada
Fiat Strada [divulgação]

Entre as picapes compactas, a Fiat Strada é a que mais inova no mercado. Foi a pioneira em diversos elementos como versão aventureira, cabine estendida, cabine dupla, quatro portas, sistema blocante e agora câmbio automático. Um trunfo que a Volkswagen Saveiro poderia ter jogado há muito tempo, visto que o Gol e Voyage têm transmissão automática.

A Fiat confirmou que o lançamento da Strada CVT ocorrerá em 10 de dezembro. O modelo é bastante aguardado pois a demanda por câmbio automático no Brasil cresce cada vez mais. Como a Strada se tornou também um carro de passeio com a opção de quatro portas e a sofisticação a mais da versão Volcano, faz sentido.

Se hoje a Strada já vende como pão quente e, vez ou outra, é líder de vendas no mercado brasileiro, tente mensurar o impacto que o câmbio automático terá nas vendas. O conjunto mecânico será moderno e compartilhado com o novo irmão Fiat Pulse. Contudo, não espere, por enquanto, por uma Strada turbo.

Fiat Strada [divulgação]
Fiat Strada [divulgação]

Redução na potência

Ela seguirá equipada com motor 1.3 Firefly, que tem opção de câmbio CVT no Pulse Drive de entrada. O motor passou por uma recalibração para atender às novas normas de emissões de poluentes. Esse acerto já foi feito no Pulse, o que fez com que a potência caísse dos 109 cv com etanol para 107 cv. Com gasolina ele desceu de 101 cv para 98 cv.

Já o torque também foi alterado, indo de 14,2 kgfm para 13,7 kgfm com etanol. Já com gasolina, a redução foi de 13,7 kgfm para 13,2 kgfm. Esse novo acerto de motor será aplicado a todas as versões da Strada a partir de 2022 – isso inclui as variantes com câmbio manual que seguem em linha.

Fiat Strada Volcano [divulgação]
Fiat Strada Volcano [divulgação]
A Fiat ainda não detalhou quais versões receberão a transmissão automática. A topo de linha Volcano é a certeira. Contudo, a marca pode preparar uma nova versão topo de linha que será comercializada somente com transmissão CVT. Strada Ranch? Strada Ultra? Essas são duas fortes possibilidades. A versão Freedom não deve receber o câmbio automático.

>>Peugeot Landtrek terá mudanças feitas pela Fiat para o Brasil

>>Novo Suzuki S-Cross 2022 perde seu último link com a Fiat

>>Ford Maverick tem potencial para incomodar a Fiat Toro | Impressões