Destaque Novidades

Segredo: Nivus da Fiat, o SUV cupê da Stellantis, é flagrado no Brasil

Não será dessa vez que a Toro terá um SUV, mas segundo utilitário da Fiat apostará no estilo cupê como o Volkswagen Nivus
Fiat SUV cupê [@overboostbr]
Fiat SUV cupê [@overboostbr]

Quando a Fiat apresentou o conceito Fastback em 2018 no Salão do Automóvel de São Paulo, todos desejaram um SUV cupê da Toro. Contudo, a marca já havia cravado que aquele modelo não seria produzido. Na realidade, serviria apenas de inspiração para um novo SUV, agora flagrado aqui no Brasil pelo Overtboost (@overboostbr).

Esse será o segundo SUV derivado diretamente do Argo. O primeiro será um modelo de entrada com preço abaixo do Jeep Renegade. Ele terá visual mais tradicional e foco no mercado de entrada dos SUVs.

Já o novo SUV flagrado em Jundiaí, interior de São Paulo, terá estilo cupê para se diferenciar no mercado. Ele invadirá a faixa de preço do Renegade e também da Fiat Toro. Por isso, terá visual mais ousado e proposta mais urbana que o primo Jeep. A mula de testes usa carroceria de um Cronos, o que mostra que o comprimento deve se assemelhar.

Fiat SUV cupê [@overboostbr]
Fiat SUV cupê [@overboostbr]
Enquanto o SUV do Argo terá um pouco mais de 4 m de comprimento, o SUV cupê aparentado ao Cronos deve chegar aos 4,30 m. Isso o coloca no mesmo patamar de Hyundai Creta e Honda HR-V, os maiores da categoria. Ainda assim, terá teto mais baixo e visual de cupê para se destacar no segmento.

SUV cupê turbo

No quesito motorização também haverá importantes alterações em relação ao SUV do Argo. O SUV cupê da Fiat deve abrir mão do motor 1.3 Firefly aspirado e partir diretamente para os novos propulsores turbo.

Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação
Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação
Por conta da proposta esportiva, deve priorizar o motor 1.3 GSE quatro cilindros turbo. O acerto de 180 cv deve ser usado pela Toro e pelos irmãos Jeep, enquanto o modelo da Fiat pode trazer uma potência mais comedida.

Não está descartado também o uso do motor 1.0 GSE três cilindros turbo nas versões de entrada. A transmissão automática de seis marchas é uma das possibilidades para o modelo. Há também chance de que o câmbio CVT DirectShift do Toyota Corolla, que será usado pelos Fiat 1.3 aspirados, possa aparecer também no SUV cupê com motores turbo.

O lançamento do SUV cupê da Fiat deve ocorrer somente em 2022. Até lá, a Toro já terá sido reestilizada, assim como o Jeep Compass. Além disso, o Renegade terá motor turbo e é possível que seus irmãos Argo e Cronos já tenham recebido um tapa visual.

>>VW Nivus terá versão R-Line, grade de Taos e novo nome na Europa

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>Peugeot 208 e Fiat Cronos terão aumento de produção na Argentina

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

6 Comentários

Clique aqui para comentar