Destaque Novidades

Ford prepara SUV do Fiesta com 200 cv que não é o EcoSport

Ford Puma ST será o menor e mais esportivo SUV da linha ST da Ford no mercado Europeu
Ford Puma ST-Line
Ford Puma ST-Line [divulgação]

Se o EcoSport nasceu como SUV do Fiesta em sua primeira geração, aos poucos ele foi reposicionado como equivalente ao Ka no portfólio da Ford. Prova disso é que, na Europa, o verdadeiro SUV do Fiesta é o Puma, posicionado entre o EcoSport e o Escape/Kuga.

Seguindo a veia esportiva do Fiesta, o Ford Puma ganhará a versão apimentada ST, que está presente aqui no Brasil somente com o SUV grande Edge. O modelo terá motor 1.5 três cilindros turbo EcoBoost de 200 cv e 29,5 kgfm de torque.

Turbo manual

Esse motor é a versão turbinada e retrabalhada do 1.5 Dragon aspirado usado em EcoSport, Ka e Ka Sedan no Brasil. Por aqui o motor entrega 137 cv e 16,2 kgfm de torque. Honrando o legado do Fiesta ST, o Puma ST terá transmissão manual de seis marchas, ainda preferida pelos europeus na hora de comprar um modelo com pegada mais esportiva.

Um pouco mais pesado que o Fiesta ST com o qual o Puma ST compartilha o conjunto mecânico, o novo SUV esportivo deverá chegar aos 100 km/h em menos de 7 segundos, visto que seu irmão hatch cumpre a mesma prova em 6,5 segundos.

Ford Puma ST-Line
Ford Puma ST-Line [divulgação]
Alerta de spoiler

O visual do modelo foi antecipado por um teaser publicado pela Ford. Contudo, boa parte de seus adereços estéticos já foram vistos na versão ST-Line que tem apenas design esportivo e ilustra essa matéria. Na Europa até o EcoSport tem uma versão ST-Line, mas nada de uma variante verdadeiramente esportiva ou off-road como a Storm brasileira.

Apesar do forte investimento da Ford em SUVs no Brasil, que inclui o Territory recém lançado, a marca não pretende lançar o Puma por aqui. O modelo tem porte um pouco mais generoso que o do EcoSport, perfil cupê como o Volkswagen Nivus, mas sua plataforma e tecnologias embarcadas são muito caras para o nosso mercado.

Ford Puma ST-Line
Ford Puma ST-Line [divulgação]
Futuramente o EcoSport se inspirará no Puma para compor o visual da terceira geração. Apesar disso, ele ainda será menor e mais barato que o Puma pois ainda tem um papel global a ser cumprido, especialmente nos EUA e também na Europa, onde convive com o atual SUV do Fiesta.

>>Kia Sonet será revelado em 7 de agosto e tem tamanho de EcoSport

>>Nova gasolina promete menor consumo, mas preço será mais alto

>>Último Ford Fusion é fabricado para dar lugar ao Bronco Sport

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar