Destaque Novidades

Honda Accord híbrido chega ao Brasil fazendo 17,6 km/l na cidade

Primeiro carro híbrido da Honda no Brasil, o novo Accord entrega consumo de hatch popular turbo com luxo de sedã alemão
Honda Accord e:HEV [divulgação]
Honda Accord e:HEV [divulgação]

Primeiro carro híbrido da Honda finalmente chega ao Brasil. O novo Accord e:HEV chega substituindo o antigo Touring com motor 2.0 turbo. As vendas começarão no segundo semestre de 2021 e mais modelos eletrificados serão oferecidos pela marca japonesa em breve. Preço será divulgado somente no lançamento oficial do modelo.

Debaixo do capô, o novo Honda Accord e:HEV muda tudo em relação ao antigo modelo. Antes ele usava um motor 2.0 quatro cilindros turbo. O conjunto entregava 256 e 37,7 kgfm de torque. Agora, com a eletrificação, o layout é diferente.

O Accord e:HEV é impulsionado conjunto elétrico elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Há também um 2.0 quatro cilindros aspirado de 145 cv e 17,8 kgfm de torque, mas ele pouco ajuda na condução de fato do sedã.

Honda Accord e:HEV [divulgação]
Honda Accord e:HEV [divulgação]
Híbrido, o sedã conta com três modos de condução. Em EV Drive, apenas o motor elétrico entra em ação. Já em Hybrid Drive, o 2.0 entra em ação para carregar as baterias do sistema elétrico – ele não fica ligado às rodas e não ajuda na movimentação do Accord.

O motor 2.0 só entra em ação no modo Engine Drive. Nessa situação, uma embreagem faz a conexão do sistema a combustão com as rodas. Ele é usado em altas velocidades, justamente quando o motor elétrico é menos eficiente que um movido a gasolina.

Honda Accord e:HEV [divulgação]
Honda Accord e:HEV [divulgação]

Consumo de hatch

Segundo os dados divulgados pela marca japonesa e colhidos pelo INMETRO, o Honda Accord e:HEV faz 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada. Seu irmão Accord Touring, com motor 2.0 turbo, registrava saudáveis 9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Ambos, vale lembrar, são abastecidos somente com gasolina.

Sem o carregamento do motor a combustão, as baterias são capazes de mover o Accord por apenas 1,5 km. Após o fim da carga, entra em ação o sistema híbrido. Há controle do modo regenerativo dos freios e do sistema elétrico por paddle-shifts atrás do volante.

Honda Accord e:HEV [divulgação]
Honda Accord e:HEV [divulgação]

Equipamentos de carro de luxo

Além das mudanças de mecânica, o Accord 2022 estreia com visual renovado no Brasil. Ele ganhou novos para-choques com desenho mais elegante, novas rodas de liga-leve de 17 polegadas e faróis de neblina em LED.

Por dentro, o sedã japonês ganhou nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Ela é acompanhada de um carregador por indução mais potente e de duas novas entradas USB na traseira.

Honda Accord e:HEV [divulgação]
Honda Accord e:HEV [divulgação]
Focado em segurança e equipamentos tecnológicos, o Honda Accord e:HEV traz frenagem autônoma de emergência mesmo em baixas velocidades, sistema de manutenção em faixa e piloto automático adaptativo. Além disso, vem equipado com controle de tração e estabilidade, oito airbags, monitoramento de pressão dos pneus e aleta de uso do banco traseiro.

>>Honda New Civic Si: como é dirigir o clássico em 2021? | Impressões

>>Honda e elétrico chega ao Brasil por R$ 299 mil, mas não oficialmente

>>Honda sobe o preço de todos os carros no Brasil: WR-V bate R$ 100 mil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar