Destaque Novidades

Honda Civic Si sai de linha no Brasil e põe fim a uma era

Último cupê de marca generalista vendido no Brasil, Honda Civic Si sai de linha em definitivo deixando saudades
Honda Civic Si
Honda Civic Si 2020 (divulgação)

Depois dos Ford EcoSport e Ka saírem de linha, 2021 já levou outro emblemático carro vendido no Brasil para a aposentadoria. O Honda Civic Si se despede pouco tempo depois de a marca japonesa apresentar a versão reestilizada do esportivo. Com a baixa, agora só existem modelos cupê à venda por marcas de luxo no país.

O último lote de Civic Si foi importado em 2020 e agora os estoques acabaram. Ele era vendido por R$ 179.900, sendo o Civic mais caro da história. O modelo trazia motor 1.5 quatro cilindros turbo, o mesmo da versão Si, porém com potência e torque ampliados para 208 cv e 26,5 kgfm. E era ideal para a pista, como já mostramos aqui no Auto+.

Honda Civic Si
Honda Civic Si 2020 (divulgação)

Como manda a tradição do Civic Si, o cupê trazia transmissão manual de seis marchas, que após a reestilização teve as relações encurtadas para aumentar a esportividade. O modelo trazia para-choques exclusivos com desenho mais esportivo e saída de escape que mais parecia uma gigantesca entrada HDMi.

Diferentemente do Civic produzido no Brasil, que é um sedã, o Si era importado em carroceria cupê. O estilo esportivo e esguio combinava com os adereços aerodinâmicos colocados na versão esportiva, como as saias laterais e o aerofólio traseiro.

Honda Civic Si
Honda Civic Si 2020 (divulgação)

Por dentro, a versão Si trazia bancos esportivos tipo concha, costuras vermelhas, painel de instrumentos parcialmente digital com grafismos vermelhos, além de diversos detalhes na mesma tonalidade. A lista de itens de série seguia exatamente a mesma do modelo Touring, incluindo carregamento de celular por indução, faróis de LED e câmera no retrovisor.

Já foi brasileiro

A despedida do Civic Si do Brasil também marca o fim de uma era. O modelo foi introduzido em nosso mercado em 2007 quando a oitava geração (popularmente conhecido como New Civic) foi lançada. O modelo foi produzido no Brasil na versão apimentada, mas com carroceria sedã.

Honda Civic Si
Honda Civic Si 2020 (divulgação)

Quando a Honda lançou a nona geração do Civic Si no Brasil em 2015, o modelo passou a ser importado do Canadá em carroceria cupê. Seguiu com vendas baixas e um tanto quanto esquecido no mercado até que a décima geração chegou em 2018.

Agora para a décima primeira geração, a Honda já deixou claro que o Civic não terá mais versão cupê, sendo mantido somente em carroceria sedã e hatch. Como o novo Civic poderá nem mesmo ser produzido no Brasil, as chances de que a versão Si reapareça são bastante remotas.

>>Honda Civic 2022 tem peças registradas no Brasil. Será fabricado aqui?

>>Cinco versões legais do Honda Civic que não tivemos no Brasil

>>Honda Civic Sport 2021 chega por R$115.900. Demais versões encarecem

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • A Honda quer fazer um carro “esportivo” 1.5 turbo 180 mil tração dianteira e câmbio automático, para matar a potência do motor.
    Um Camaro ou Mustang não custa muito mais e leva um carro v8 de no mínimo 5.0 com mais de 400cv cambio manual e tração tração traseira.
    A Honda pisa na bola, ainda quer culpar os brasileiros pelo fracasso.
    Aliás… Pelo valor que está os carros novos, não estimula ninguém a comprar carro zero.