Destaque Novidades

Hyundai e Kia teriam desistido de fazer carro da Apple

Negociações anteriormente em andamento aparentemente azedaram relação entre as coreanas Kia e Hyundai e a gigante da tecnologia, Apple
Hyundai Ioniq teaser [divulgação] Apple carro
Hyundai Ioniq teaser [divulgação]

Rumores sobre a criação de um carro da Apple já circulam há anos. Recentemente, Kia e Hyundai entraram na jogada como as marcas que fariam a ponte entre a fabricante do iPhone e o mundo dos automóveis. Contudo, ao que tudo indica, as coreanas saíram da disputa.

Ao jornal Japan Times, a Hyundai e a Kia enviaram a seguinte declaração: ‘Recebemos solicitações de várias empresas com a proposta de cooperação na área de veículos não tripulados, mas tudo isso está em um estágio inicial e nenhuma decisão foi tomada ainda. Não estamos negociando com a Apple sobre o desenvolvimento de veículos não tripulados”.

Kia Niro [divulgação]
Kia Niro [divulgação]
Até então, circularam rumores de que a Apple investiria mais de US$ 3,6 bilhões (R$ 19,1 bilhões) na Kia para a produção de seu carro elétrico. Isso fez até com que as ações de ambas as empresas subissem nos últimos tempos.

A ideia seria produzir 100 mil carros por ano em 2024 e depois aumentar gradualmente até 400 mil veículos por ano. Eles seriam todos construídos na fábrica da Hyundai e da Kia em West Point, no estado da Geórgia, EUA. Lá atualmente são produzidos os Kia Telluride, Sorento e Optima.

Kia Telluride [divulgação]
Kia Telluride [divulgação]

Ainda há chance

Entretanto, a parceria entre Kia/Hyundai e Apple ainda pode existir. A marca da maçã costuma desenvolver totalmente seus produtos e conferir a uma segunda empresa a função de fabricar seus produtos. É assim que a Foxconn se tornou a fabricante do iPhone.

Essa estratégia pode ser estendida ao carro da Apple. Na declaração, a Kia e a Hyundai reforçam que não estão negociando com a dona do iPhone sobre o desenvolvimento de veículos. Com isso, o projeto seria todo da Apple, tendo a Kia e a Hyundai apenas como fabricante desse modelo.

>>Kia mostra como fez para colocar 11 bancos na Carnival 2021

>>Exclusivo: Kia Rio 2022 é flagrado no Brasil com camuflagem pesada

>>Hyundai HB20X agrada bastante, mas não faz o menor sentido | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar