Curiosidades

iPhone 12: carros que custam o mesmo que o smartphone da Apple

Um celular novo ou um carro de verdade? Conheça alguns carros que custam o mesmo que um Apple iPhone 12 Pro Max de R$ 13.990 no Brasil

iPhone 12 ou um Fiat Uno? [divulgação]
iPhone 12 ou um Fiat Uno? [divulgação]

Se antigamente as pessoas se perguntavam se casavam ou se compram uma bicicleta, hoje a máxima é outra. Comprar um iPhone 12 ou um carro? Por mais absurdo que seja, o celular da Apple hoje custa o mesmo que um automóvel.

Claro que não estamos falando de um modelo 0km, muito longe disso. Mas sim de carros usados e com muito chão ainda para rodar. A comparação foi feita com o Apple iPhone 12 Pro Max, o mais caro da linha, que sai por R$ 13.990 no Brasil de acordo com a loja oficial da maçã.

Chevrolet Astra [divulgação]
Chevrolet Astra [divulgação]

Chevrolet Astra

Pelo preço de um iPhone 12 Pro Max você leva para casa um dos mais cultuados hatches médios vendidos no Brasil. O Astra é conhecido pela mecânica robusta, motor 2.0 com bom torque em baixa e pela facilidade de encontrar peças.

A maioria das unidades é 2002, mas há como encontrar modelos mais novos e mais rodados. Os mais comuns são hatch duas portas manual, mas o sedã também aparece com cerca frequência. Antes da reestilização a Chevrolet não oferecia o Astra hatch quatro portas no Brasil.

Fiat Mille Way [divulgação]
Fiat Mille Way [divulgação]

Fiat Mille

Se o iPhone 12 pode não ser reconhecido por sua robustez, pelos mesmos R$ 13.990 é possível encontrar um dos carros em que essa característica é um de seus sinônimos. O Fiat Uno Mille é vasto no mercado de usados: em todas as formas, versões e anos por esse valor.

As unidades mais novas são 2012 ou 2013, em sua maioria de duas portas na versão básica Fire. Alguns modelos Way são encontrados e, em geral, com quatro portas. O Uno ainda tem o benefício de, caso equipado com escada no teto, se tornar mais rápido que um SSC Tuatara – algo que um iPhone não faz.

Ford Focus [divulgação]
Ford Focus [divulgação]

Ford Focus

Concorrente direto do Chevrolet Astra, o Ford Focus é menos valorizado no mercado de usados. Só que isso é bom. Pelo mesmo preço do iPhone 12 é possível levar para casa um hatch 2008 da primeira geração com motor 1.6 e câmbio manual já reestilizado.

Os Focus com motor 2.0 ou 1.8 são um pouco mais velhos, em torno de 2003 e 2002, além de terem visual mais antiquado. Nessa categoria o sedã também marca presença e tem no grande porta-malas seu grande atrativo.

Honda Accord [divulgação]
Honda Accord [divulgação]

Honda Accord

Para quem não tem medo de se aventurar no mundo das lasanhas, o Honda Accord é uma alternativa confiável de carro a preço de iPhone e que foge totalmente dos modelos nacionais. Importado para o Brasil nos anos 1990, pelo preço do celular da Apple é possível encontrar exemplares 1997 e 1998, em sua maioria sedã.

Existem raríssimas unidades do Accord perua e do cupê, mas por até R$ 13.990 dificilmente os encontrará em bom estado de conservação. O sedã tem mecânica robusta, motor 2.2 ou 2.3 (dependendo do ano) e câmbio automático em sua grande maioria.

Renault Clio [divulgação]
Renault Clio [divulgação]

Renault Clio

Outra alternativa de compacto robusto é o Renault Clio. Com mecânica conhecida, acabamento bom para a categoria, mas uma lista de equipamentos bastante enxuta, o hatch compacto é uma boa alternativa.

Custam o mesmo de um iPhone 12 os Clios 2012, mas algumas unidades do modelo 2013 reestilizado já começam a pintar por esse valor. Em sua maioria é a versão de duas portas. Como usado, o Clio tende a ser bastante conservado por seus donos.

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]

Toyota Corolla

Um Toyota Corolla certamente durará mais tempo que um iPhone 12 custando a mesma coisa. Ainda que, no caso do sedã, ele tenha em média 20 anos de uso. Por ser um carro que retém bastante valor de mercado, por R$ 13.990 é mais comum encontrar modelos da primeira geração feita no Brasil, no máximo 2001.

As opções são vastas quanto às versões que tendem a não variar muito de valor. Exemplares automáticos tem quatro marchas, enquanto os modelos manuais (mais comuns) tem cinco marchas.

Volkswagen Santana [divulgação]
Volkswagen Santana [divulgação]

Volkswagen Santana

Pelo preço de um iPhone 12, os exemplares do Volkswagen Santana serão dos mais conservados. O ano pode variar bastante nesse caso, assim como a geração, mas o valor mais alto tende a conseguir exemplares melhores.

Além disso, a perua Quantum também circula por esse preço e traz mais porta-malas e o charme de uma station wagon. O Santana traz opção de motor 2.0 AP conhecido pela robustez e facilidade de preparação, com versões a álcool comuns. Só fuja de exemplares muito rodados que certamente já foram taxi.

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Como os SUVs mataram hatches médios e minivans no Brasil

>>Santana, Monza, Tipo e Escort: como eles ficaram em 2021?