Destaque Novidades

Nissan X-Terra, o SUV da Frontier, pode ser vendido no Brasil

Nissan planeja produzir o X-Terra na Argentina no lugar da Mercedes-Benz Classe X e, possivelmente, exportá-lo para o Brasil
Nissan X-Terra 2021 [divulgação]
Nissan X-Terra 2021 [divulgação]

Quando a Nissan Frontier mudou de geração e o Pathfinder seguiu caminho próprio, a marca japonesa deixou de ter um SUV diretamente derivado da picape aqui no Brasil. Contudo, desde 2018 na China e na Thailandia o Nissan Terra (depois alterado para X-Terra) desempenha esse papel.

Apesar de ter chego atrasado em relação à picape, o parrudo SUV ficou restrito somente a mercados asiáticos, mas isso pode mudar. Além de rumores acerca do retorno do X-Terra aos EUA, a Argentina também poderá fabricar o modelo, o que coloca o Brasil na rota de países que podem recebe-lo.

X-Terra argentino

Segundo informações obtidas pelo jornal argentino Ámbito, a Nissan já cota fornecedores de peças para a produção do novo X-Terra na Argentina. A ideia é ocupar a fábrica de Córdoba, aumentar a produção local e compensar a falta que a Mercedes-Benz Classe X causou ao ter sido descartada.

Nissan X-Terra 2021 [divulgação]
Nissan X-Terra 2021 [divulgação]
Com isso, a Nissan pretende atingir 100 mil unidades produzidas na fábrica da Argentina divididas entre Frontier e X-Terra. A prima Renault Alaskan não entrou para a conta. A ideia também é exportar para toda região latino-americana, mas também para outros países fora do continente a fim de justificar o volume de produção.

Tal qual acontece com o Toyota SW4 em relação à Hilux, o Nissan X-Terra traz interior mais sofisticado, visual da dianteira diferente da Frontier e alguns itens a mais de tecnologia e luxo. Há, por exemplo, tela de 11 polegadas no teto, retrovisor digital e volante do Nissan Kicks.

Diesel biturbo

Para rivalizar com Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4, o Nissan X-Terra conta com o mesmo motor 2.3 quatro cilindros diesel biturbo de 190 cv e45,9 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática de seis marchas.

Nissan X-Terra 2021 [divulgação]
Nissan X-Terra 2021 [divulgação]
É possível que aqui no Brasil o modelo seja oferecido somente em versões mais caras e com sete lugares, repetindo a estratégia do Pajero e do Trailblazer. Somente o SW4 traz variantes de cinco lugares e até opção de cinco lugares. Vale ressaltar que o lançamento na Argentina é especulado para 2022 e pode ocorrer no Brasil na mesma época.

>>Toyota SW4 2021 tem menos versões, mais potência e preços mais altos

>>Chevrolet Trailblazer 2021 chega em setembro por R$ 269.850

>>Mitsubishi Pajero Sport 2021 chega com tecnologia extra

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar