O Latin NCAP divulgou hoje os resultados da sétima rodada de testes de impacto de 2024, revelando cinco estrelas para a caminhonete média Ford Ranger e três para a Volkswagen Amarok reestilizada.
A nova geração da Ford Ranger debutou em junho de 2023, oferecendo sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série. Produzida na Argentina, o utilitário conquistou 93,11% para o Ocupante Adulto, 89,80% para o Ocupante Infantil, 74,77% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,01% para a Assistência à Segurança.
O utilitário médio da marca do oval azul foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano, AEB Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
De acordo com o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção adequada para o tórax do adulto, proteção total no impacto lateral, proteção adequada para o tórax e o abdômen no impacto lateral de poste e proteção total para os ocupantes infantis no impacto frontal e lateral.
A proteção contra chicotada cervical foi marginal para o pescoço do adulto. A proteção para pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada a boa para a cabeça, mas a borda dianteira do capô recebeu proteção deficiente. A proteção da parte superior da perna apresentou áreas de proteção ruim e a proteção da parte inferior da perna exibiu áreas de proteção marginal.
Volkswagen Amarok ganha três estrelas do Latin NCap
A Volkswagen Amarok, também produzida na Argentina, ganhou três estrelas, sendo oferecida com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade. O utilitário foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, AEB interurbano e LSS.
A Volkswagen Amarok obteve 80,87% para Ocupante Adulto, 87,08% para Ocupante Infantil, 62,18% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 66,28% para Assistência à Segurança.
O impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do passageiro. O impacto lateral obteve boa proteção devido aos airbags laterais e de cortina padrão, e o teste de impacto lateral de poste apresentou proteção adequada para o peito do adulto.
A proteção contra chicotada cervical foi marginal para o pescoço do adulto, enquanto a proteção para pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada e boa para a cabeça e boa proteção para a parte superior e inferior das pernas.
A Amarok reestilizada oferece o Alerta de Colisão Frontal opcional, que mostrou bom desempenho. No entanto, como não se trata de um sistema de frenagem ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não freia por conta própria), não foi possível obter uma pontuação mais alta.
As tecnologias de assistência ao motorista incluem o Aviso de Saída de Faixa, que não conseguiu obter uma pontuação mais alta, pois não é um sistema de segurança ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não se autocorrige).
Aliás, a Volkswagen Amarok reestilizada testada pelo Latin NCAP não é a mesma que a Nova Amarok vendida em outros mercados do mundo. O utilitário da Volkswagen para a América Latina e o Caribe é exclusivo para a região e não é vendido em nenhum outro lugar, portanto, a classificação de três estrelas é válida apenas para o mercado do Latin NCAP.
Entre a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok, qual desses utilitários você compraria? Escreva nos comentários!