Home » Novidades » GAC Aion UT, cotado para o Brasil, inicia pré-venda na China

Novidades

GAC Aion UT, cotado para o Brasil, inicia pré-venda na China

O GAC Aion UT, rival do BYD Dolphin e GWM Ora 03, já está em pré-venda na China. Mede 4,12 m e tem motor elétrico de 134 cv

3 min de leitura

A GAC Motor iniciará a venda de seus modelos no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre deste ano, com as primeiras unidades sendo importadas. A instalação de uma fábrica está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

Um dos modelos cotados para o Brasil é o GAC Aion UT, um hatch elétrico que promete competir diretamente com o BYD Dolphin. O modelo entrou em pré-venda no mercado chinês e está disponível em três versões, com preços entre 89.800 e 109.800 yuan (aproximadamente R$ 75.000 a R$ 92.000, na cotação atual, sem considerar impostos e taxas).

Com esses valores, o Aion UT é uma alternativa mais acessível em comparação ao BYD Dolphin, que custa de 99.800 a 129.800 yuan (cerca de R$ 83.000 a R$ 108.000). Desenvolvido para uso urbano, o Aion UT exibe um design com formas arredondadas, faróis de LED, maçanetas embutidas na carroceria e lanternas em formato de C. As dimensões são 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente
GAC Aion UT [Foto: Divulgação

Essas medidas superam as do BYD Dolphin, que, construído sobre a arquitetura e-Platform 3.0, possui 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, segundo a Build Your Dreams.

O espaço interno do Aion UT é destacado pela GAC como um dos maiores da categoria. Por dentro, os destaques vão para o multimídia de 14,6 polegadas com Apple CarPlay e comandos de voz para controlar o ar-condicionado, ajustes dos assentos e navegação. Já o quadro de instrumentos digital tem 8,8 polegadas.

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente e de lateral
O GAC Aion UT mede 4,12 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos [Foto: Divulgação]

O Aion UT usa motor elétrico síncrono de ímã permanente com 134 cv de potência, capaz de atingir 150 km/h de velocidade máxima. A energia é armazenada em uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh, garantindo autonomia de até 420 quilômetros conforme o ciclo chinês CLTC. O carregamento de 30% a 80% pode ser feito em apenas 24 minutos em carregadores de corrente contínua (DC).

Além do BYD Dolphin, o GAC Aion UT também concorre com o GWM Ora 03 no mercado chinês, sendo o terceiro modelo da marca direcionado a mercados globais.

Quais são as suas expectativas para os carros da GAC? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar