Hatch? Perua? SUV? Cerato?

Kia apresenta Cerato Hatch 2025 com jeito de SUV e perua

Segmento de hatches médios está morrendo, mas o novo Kia Cerato hatch, vulgo K4 Hatchback, é um sopro de esperança

Kia Ka Hatchback (K4) [divulgação~]
Kia K4 Hatchback (Cerato) [divulgação]

Hoje no Brasil não temos sequer um hatch médio que não custe um absurdo. Honda e Toyota apostam nos esportivos Civic Type-R e GR Corolla. A Nissan tem o elétrico Leaf, enquanto Mercedes, Audi e BMW trazem os luxuosos Classe A, A3 e Série 1. Influenciado por seus carrascos, os SUVs, o novo Kia Cerato hatch pode ser uma esperança?

Tal qual o novo Cerato sedã, o hatch mudou de nome. Ele agora passa a ser chamado de K4 e ficou bem maior do que antes. Tanto que, ao observar bem o modelo pela lateral, ele mais parece uma perua levemente encurtada do que um hatch médio de fato. Isso é ainda mais evidente por conta do estilo aventureiro.

Assim como o K3, sucessor do Rio, e o K4 sedã que entrou no lugar do Cerato, o hatch traz para-lamas com plástico preto, maior altura em relação ao solo e linhas retas que facilmente seriam vistas em SUVs. O desenho é muito ousado, com faróis em T prolongados até a base do para-choque e grade frontal fina.

Kia Ka Hatchback (K4) [divulgação~]
Kia K4 Hatchback (Cerato) [divulgação]

Na traseira, ele exibe lanternas em C, também esticadas na parte inferior. O aerofólio é bem grande e interligado à janela lateral por um friso preto. Há poucas linhas na lateral, mas os músculos formados deixam o hatch médio com uma pegada mais parruda. A cor amarelo bronze também ajuda nessa sensação de SUV.

O interior segue a mesma pegada ousada. Há muito material macio ao toque nas portas e no painel, além de também ousadia. Afinal, a porta do lado direito tem uma cor diferente da presente no lado esquerdo. O volante tem logo não centralizado, além de desenho mais quadrado. Temos ainda central multimídia e painel digital integrados visualmente.

[divulgação]
[divulgação]

Coração de Creta

O que não mudou foi a mecânica. A Kia manteve os mesmos propulsores que o Cerato tinha na geração atual. Começa pelo 2.0 quatro cilindros aspirado compartilhado com o Hyundai Creta. Aqui são 149 cv, enquanto o 1.6 quato cilindros turbo eleva a brincadeira a 193 cv. Esse motor turbo, inclusive, deve aparecer no Creta reestilizado no Brasil no lugar do 2.0. 

Curtiu o visual do novo Kia Cerato hatch? Conte nos comentários.


>>Audi A3 lembra como hatch médio é bom | Avaliação

>>Novo Kia Cerato confirma visual futurista e tem motor de 193 cv

>>Kia Bongo traz novidades na linha 2025 e parte de R$ 174 mil