A fim de atiçar a curiosidade do público, a Renault revelou o hot hatch elétrico R5 Turbo 3E Concept. Ele é baseado no elétrico 5, mas só tem o nome e parte da carroceria emprestados. O esportivo tem desenho exclusivo, plataforma feita sob medida, tração RWD e dispõe de 500 cv. Surpreendentemente, ele ostenta o título de modelo de produção mais potente da Renault.
O R5 Turbo 3E Concept tem a carroceria feita de carbono. Assim, ele consegue ser mais leve e isso ajuda no desempenho. A marca pontua que ele não tem parentesco mecânico com o 5 elétrico, de quem é levemente derivado. No visual, o esportivo tem alargadores de para-lamas, pneus bem largos, carroceria mais saliente, larga e possui linhas quadradas.
Seus para-choques são salientes, assim como as saias laterais. O conjunto todo auxilia na aerodinâmica. Na traseira, o hot hatch elétrico da Renault apresenta janela inclinada, spoiler integrado ao teto e difusores bem amplos. Seus faróis são quadrados e de LED e as lanternas possuem linhas mais verticais, dando um charme ao hatch apimentado. No entanto, seu interior não foi revelado oficialmente.
Pimentinha chegará em breve?
Além disso, as entradas de ar laterais ajudam no resfriamento da motorização. Inclusive, o R5 Turbo 3E Concept usa dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras. Juntos, rendem notórios 500 cv e sua tração é RWD. Aliás, segundo os executivos da fabricante, ele é o modelo de produção mais potente já produzido.
A aceleração de 0 a 100 km/h será cumprida em menos de 3,5 segundos, de acordo com os idealizadores do projeto. Luca de Meo, CEO do Renault Group, o hot hatch elétrico é indicado apenas para os corajosos e que ele será bem divertido. Ele pontuou que a marca está aplicando toda sua expertise e habilidade no desenvolvimento do R5 Turbo 3E.
Contudo, ele ainda não tem uma data oficial de lançamento. Segundo informações do portal internacional Autocar, a expectativa é que o pequenino apimentado chegue em 2026. Como ele é bastante personalizado, deverá ter número limitado de produção e seu preço deverá ser elevado. Sua vinda ao Brasil ainda não foi confirmada.
O que você achou do hot hatch elétrico da Renault? Daria uma voltinha nele? Conte nos comentários