Na nova fase da Stellantis, o grupo elegeu Fiat, Peugeot, Ram e Jeep como suas protagonistas e reorganizou o restante das marcas. Uma das que perdeu espaço foi a Citroën. Ainda assim, sua situação é mais favorável do que a de Lancia e DS, que passarão a atuar como braços de suas marcas de origem.
DS volta para a Citroën
Como parte do plano FaSTLAne, a Stellantis devolverá a DS para a Citroën. A DS continuará existindo como marca, mas deixará de atuar como fabricante independente. Em vez disso, funcionará como uma divisão da Citroën. O caso é semelhante ao da Abarth, que atua como divisão esportiva da Fiat. Da mesma forma, a Lancia também se tornará uma divisão da Fiat em uma tentativa de manter sua presença no mercado.
Citroën 2CV retornará ao mercado
Apesar da perda de protagonismo dentro do grupo, a Citroën tem vários lançamentos previstos até 2030. O mais importante deles será o retorno do 2CV. Agora que a Citroën ocupa a posição de marca de entrada da Stellantis, o 2CV exercerá um papel relevante como veículo de acesso em diversos mercados. A estratégia envolve visual retrô e soluções voltadas à redução de custos.


O teaser mostrou um carro com linhas arredondadas, faróis de LED destacados da carroceria, assim como no modelo original, além de dimensões compactas. A Citroën aposta na mesma onda nostálgica que impulsionou modelos como Renault 5 e Twingo.
Novidades sobre a plataforma Smart Car
Além do 2CV, a Citroën lançará até 2030 dois novos modelos desenvolvidos sobre a plataforma Smart Car, utilizada por C3, Basalt e Aircross. Não se trata da renovação de nenhum desses veículos, que já fazem parte da lista de sete lançamentos previstos até o fim da década.

A marca prepara dois modelos inéditos, embora ainda não tenha definido oficialmente suas categorias. Inclusive, um deles pode ser o Basalt, que ainda não chegou ao mercado europeu. Para o Brasil, a Citroën prepara a reestilização do trio C3, Basalt e Aircross, que deverá ganhar mais sofisticação e referências dos modelos europeus.
Além disso, a marca atualizará o C5 Aircross, os irmãos C4 e C4X e também o pequeno Ami. Vale lembrar que a Stellantis passará a tratar a Citroën como uma marca regional, e não mais global. Com isso, a fabricante terá menos influência dentro do grupo.
Você acredita no sucesso da Citroën a longo prazo? Conte nos comentários.
![Citroën 2CV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/05/new-citroen-2cv-teaser.webp)

