Ao vivo
Home » Novidades » Toyota prepara volta do Celica para liderar nova era de esportivos

Novidades

O retorno

Toyota prepara volta do Celica para liderar nova era de esportivos

Toyota estuda a oitava geração do Celica sobre o novo Corolla. O cupê terá motor 2.0 turbo híbrido, tração integral e versão para o WRC

3 min de leitura

A Toyota estuda o resgate do Celica para inaugurar a oitava geração do cupê, encerrando um hiato de mais de duas décadas desde o fim da produção do modelo original. Portanto, a estratégia deseja posicionar o esportivo de duas portas como a nova opção de acesso ao catálogo de alta performance da divisão Gazoo Racing (GR), a qual oferece no Brasil os modelos GR Corolla (a partir de R$ 416.990) e GR Yaris (iniciais R$ 359.990).

O projeto atende a uma ambição direta de Akio Toyoda, presidente do conselho do fabricante. O executivo, sobretudo, defende a ressurreição da icônica trinca de esportivos da marca, a qual apelidada carinhosamente por ele de três irmãos, sendo formada pelos modelos Supra, MR2 e Celica. As informações são do Autocar.co.uk.

Como o Supra já foi reintroduzido no mercado global e o projeto do MR2 (fotos abaixo) de motor central segue avançando, o Celica assume naturalmente o próximo lugar na fila de lançamentos.

Testes no WRC e plataforma do Corolla

Embora a marca ainda não tenha cravado datas oficiais, os primeiros sinais do projeto já surgiram nas pistas. Um protótipo camuflado de duas portas foi visto em testes para o Campeonato Mundial de Rali (WRC). Aliás, a troca do atual Yaris pelo Celica nas competições resgata a trajetória vitoriosa da marca nos anos 1990, quando o cupê conquistou dois títulos mundiais na terra.

Para o modelo de rua, a Toyota utilizará uma arquitetura de grande volume. De todo modo, o novo Celica usará a plataforma modular da próxima geração do Corolla, garantindo escala de produção e viabilidade financeira. Com essa base, a Toyota mira um confronto direto com o novo Honda Prelude, derivado da estrutura do Civic.

Motor 2.0 híbrido e tração nas quatro rodas

Tratado internamente pelo codinome Celica Sport, o modelo deve adotar o novo motor 2.0 de quatro cilindros desenvolvido pela divisão GR. O propulsor ficará instalado na posição dianteira, mantendo a tradição das sete gerações anteriores.

Para cumprir as rígidas normas internacionais de emissões, a engenharia da marca planeja associar o bloco a um sistema híbrido ou híbrido plug-in. Além disso, a tração integral é dada como certa tanto para a versão de rua quanto para o carro de competição, garantindo o desempenho esperado de uma lenda do rali.

Toyota Celica de frente na estrada de terra
Toyota Celica [Divulgação]

A volta do Celica com motor híbrido e tração integral tem força para desbancar o Honda Prelude e dominar a categoria? Escreva nos comentários!

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar