Destaque Novidades

Novo Renault Duster chega em 2025 híbrido e focado em baixo custo

Terceira geração do Renault Duster, também vendido pela Dacia, se manterá focado no custo baixo e na aura off-road
Dacia Duster [divulgação]

Renault e Dacia já tem preparados os próximos passos para o SUV compacto Duster. A próxima geração do modelo deve chegar em 2025. A ideia é manter o modelo como um dos mais baratos do segmento, além disso, a Renault quer que ele seja um dos melhores SUVs off-road dos que não são verdadeiramente destinados a isso.

A ideia é que, exceto modelos como Suzuki Jimny ou Jeep Renegade Trailhawk, o Renault / Dacia Duster se mantenha como um modelo parrudo e pronto para aventuras fora de estrada, mesmo com tração 4×4, algo que ele oferece fora do Brasil. Hoje ele é um dos mais robustos do segmento, apesar de ter passado vergonha no teste do Latin NCAP.

Segundo Julien Ferry, chefe de produto da Dacia, em entrevista a Autocar, reforçou que o papel do Duster é “fornecer uma relação preço/benefício muito boa. Temos que dirigir ele a clientes que procuram um carro simples que possa ir da rodovia para uma estrada de terra”.

Dacia Duster [divulgação]
A próxima geração do Renault Duster deixará de lado a já antiga plataforma B0 em favor da nova e moderna base CMF-B. Ela é a mesma usada pelas novas gerações de Sandero, Logan/Taliant, Clio, Captur, além da perua aventureira de sete lugares, Jogger.

Isso permitirá ao modelo ter acesso total a eletrificação. A Dacia diz que só vai entrar no mundo dos carros 100% elétricos quando for absolutamente obrigatório na Europa. Como o foco da marca é em baixo custo, modelos totalmente eletrificados ainda não tem custo suficientemente interessante para a marca.

Dacia Duster [divulgação]
Por isso, a próxima geração do Duster apostará em sistema híbrido para poder baixar custo e ainda assim entrar no mundo ecologicamente correto. A marca espera com isso ter o SUV compacto híbrido mais barato da Europa. Quem sabe, se dermos sorte, também o mais barato do Brasil?

>>Renault Mégane agora é um SUV 100% elétrico com porte de VW Nivus

>>Kwid já chega aos R$ 60 mil em novo reajuste em agosto

>>Duster capota em impacto lateral do Latin NCAP e zera teste

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar