Curiosidades Destaque

Carro barato: qual é o menos custoso do Brasil em cada categoria?

Cada categoria tem seu carro mais barato, mas qual é o menos custoso do Brasil em cada segmento?
Fiat Mobi Like 2021 [divulgação]
Fiat Mobi Like 2022 [divulgação]

Mês a mês, o Fiat Mobi e o Renault Kwid disputam o título de carro mais barato do Brasil. Mas além dos subcompactos, qual o modelo com menos custo em cada categoria? Levantamos as principais categorias do mercado nacional e qual o carro mais barato de cada uma delas.

Vale ressaltar que o carro mais barato de cada categoria tem preço levantado para todo Brasil, exceto estado de São Paulo, onde o ICMS mais caro não é cobrado por todas as montadoras.

Hatch subcompacto
Fiat Mobi Easy – R$ 43.740

Subcompacto italiano assumiu o posto de carro mais barato do Brasil após o último aumento de preços do Renault Kwid. Tem motor 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque e lista de itens de série que não vai muito além do que é obrigatório por lei.

Hatch compacto
Chevrolet Joy Black – R$ 59.460

Chevrolet Joy Black [divulgação]
Chevrolet Joy Black [divulgação]
Antiga geração do Chevrolet Onix, o Joy vem com bancos parcialmente revestidos em couro e até filete de LED nos faróis. Mas tem visual básico, acabamento relativamente simples e é o queridinho dos motoristas de Uber. Tem motor 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm de torque.

Hatch médio
Chevrolet Cruze Sport6 LT – R$ 120.400

Chevrolet Cruze Sport6 Premier 2021 [divulgação]
Chevrolet Cruze Sport6 Premier 2021 [divulgação]
Único hatch médio de marca não de luxo, o Cruze só é o mais barato da categoria porque não tem concorrentes. Versão LT vem recheada e traz motor 1.4 quatro cilindros turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque.

Sedã compacto
Fiat Grand Siena 1.0 – R$ 58.590

Fiat Grand Siena 2021 [divulgação]
Fiat Grand Siena 2021 [divulgação]
Veterano Fiat Siena traz o mesmo motor do Mobi, um 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque. Remanescente da família Palio original, tem interior espaçoso e porta-malas grande. Mas seu futuro no mercado vem sido alvo de dúvidas recentemente.

Sedã médio
Honda Civic LX – R$ 113.800

Honda Civic LX 2021 [Auto+ / João Brigato]
Honda Civic LX 2021 [Auto+ / João Brigato]
Com bom pacote de itens de série e conjunto mecânico competente, o Honda Civic LX só tem esse posto porque o Nissan Sentra morreu no Brasil e o Kia Cerato perdeu a versão de entrada de R$ 99.990. O Civic tem motor 2.0 de 155 cv e 19,5 kgfm de torque.

SUV compacto
CAOA Chery Tiggo 2 Look Manual – R$ 77.090

CAOA Chery Tiggo 2 Smile [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 2 [divulgação]
Com motor 1.5 flex de 115 cv e 13,8 kgfm de torque, o Tiggo 2 é o único carro aspirado da CAOA Chery. Além disso, é o único modelo da marca com câmbio manual. Modelo dividirá atenções em breve com o Tiggo 3X, que não passa de uma versão reestilizada e com novo motor dele.

SUV Médio
Hyundai ix35 – R$ 103.990

Hyundai iX35 (divulgação)

Atrasado duas gerações em relação ao Tucson que é vendido lá fora, o Hyundai ix35 só sobrevive porque custa barato. Usa motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 167 c e 20,6 kgfm de torque. Apesar de ter sido reestilizado em 2015, carrega o mesmo visual básico há 11 anos.

SUV 7 lugares
JAC T80 Pack 2 – R$ 156.990

Jac T80 (divulgação)

Exceto Fiat Doblò e Chevrolet Spin, não há como ter um carro de sete lugares mais barato que o JAC T80. SUV de grande porte, ele tem motor 2.0 quatro cilindros turbo de 210 cv e 30,6 kgfm de torque. Concorre diretamente com o CAOA Chery Tiggo 8, que é o segundo carro mais barato dessa categoria.

Picape compacta
Volkswagen Saveiro Robust – R$ 65.590

Volkswagen Saveiro
Volkswagen Saveiro [divulgação]
Ainda que a versão topo de linha Cross fique acima dos R$ 100 mil, a Volkswagen Saveiro é a picape mais barata do Brasil. Por R$ 65.590, a versão Robust traz nada muito além do básico. Ela é equipada com motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm de torque.

Picape média
Chevrolet S10 LT Flex – R$ 143.690

Chevrolet S10 High Country [divulgação]
[divulgação]
Hilux e S10 são as únicas picapes médias flex do mercado, mas é da Chevrolet o título de mais barata da categoria. Versão LT vem com lista enxuta de itens de série e entrega 206 cv e 27,3 kgfm de torque no motor 2.5 quatro cilindros flex.

Perua
Mini Clubman John Cooper Works – R$ 309.990

Mini Clubman JCW [Auto+]
Na falta de peruas nacionais, a Clubman John Cooper Works é a mais barata da lista. Isso porque um carro barato custar R$ 309.990 é algo que parece de outro mundo. Ena entrega 306 cv e 45,9 kgfm de torque em seu motor 2.0 quatro cilindros turbo.

Elétrico
JAC iEV20 – R$ 159.900

JAC iEV20 (divulgação)

Pequenino JAC iEV20 é o carro mais barato do Brasil movido a energia elétrica. Ele tem apenas 68 cv e 21,9 kgfm de torque. Mas é capaz de rodar até 400 km com uma carga completa. Ou seja, além de barato, é um dos elétricos que mais tem autonomia.

>>Comparativo: A35 AMG e Clubman JCW na disputa dos 306 cv

>>Honda Civic LX tem pouco custo e muito benefício – Avaliação

>>Saveiro, Versa, Polo e outros compactos que já passaram dos R$ 100 mil

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar