Destaque Novidades

Rival do X6, novo Audi Q8 traz visual ousado

Primeiro SUV-cupê da Audi traz motor V6 3.0 turbodiesel de 286 cv com sistema híbrido leve
Audi Q8 (divulgação)

BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupe ganharam um novo concorrente: o Audi Q8, que chega para ser o primeiro SUV-cupê da marca de Ingolstadt. A novidade traz desenho mais ousado do que o Q7, ficando ainda mais luxuoso do que o SUV clássico de sete lugares.

Segundo a Audi, o novo Q8 tem 4,99 metros de comprimento, 2 m de largura e 3 metros de entre-eixos. O desenho estreia a nova identidade visual dos SUVs da marca (e manteve o estilo do conceito), com destaque para a grade frontal vertical, teto com caimento acentuado, vidro traseiro inclinado e rodas de até 22 polegadas.

Audi Q8 (divulgação)

As portas não têm batentes, como nos cupês esportivos, enquanto faróis e lanternas são de leds — essa última inteiriça e parecida ao do Lamborghini Urus, com quem compartilha a plataforma MLB. Os faróis dianteiros pode ser de HD Matrix Led.

Audi Q8 (divulgação)

Por dentro ele se inspira na escola do sedã de luxo A8, a exemplo do painel com linhas horizontais, contando com painel de instrumentos digital configurável e duas telas na porção central do painel: superior com 10,1 polegadas e inferior com 8,6”. O acabamento de couro e luzes ambiente completam o visual da cabine.

Audi Q8 (divulgação)

Na recheada lista de itens de série o Q8 tem como destaque bancos dianteiros com ventilação e massagem, sistema de som Bang & Olufsen e ar-condicionado de quatro zonas. Há ainda um comando de voz intuitivo, que responde de forma simples, por exemplo: basta dizer “estou com fome” para o sistema indicar restaurantes próximos. O modelo tem instalado também um sistema de comunicação ligado a uma central que permite compartilhar informações de trânsito e alertas com outros carros da Audi.

Outros destaque passam pela suspensão a ar com controle eletrônico de amortecimento (com ajuste de altura em até 90 mm), e rodas traseiras com sistema de esterçamento para facilitar nas manobras e melhorar seu desempenho em velocidades mais altas.

Conhecido em outros modelos mais caros da Audi, a tecnologia “mild hybrid” ou “híbrido leve” equipa todas as versões do Q8. O sistema traz bateria de 48 volts, sendo acionado sempre quando o veículo entra em velocidade de cruzeiro para reduzir o consumo de combustível.

Entre as opções de motores, há um V6 3.0 turbodiesel de 286 cv com câmbio automático de oito marchas e tração integral quattro, capaz de levar o Q8 de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atingir a máxima de 231 km/h. Depois chegará mais opções, como o 3.0 turbodiesel de 231 cv e outro 3.0 turbo a gasolina de 340 cv.

Veja mais:

>> Audi A6 Avant: ainda mais bela

>> BMW X5 M50d 2018 já é vendido no Brasil

>> Mercedes revela versões da Classe X para o Brasil

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva