Enquanto no Brasil a Stellantis prepara a festa de aniversário da Fiat, na Europa, ela arruma a casa para os próximos quatro anos. O fim desta década será de suma importância para o grupo, que colocará Peugeot, Fiat e Jeep como prioridades, enquanto Citroën, Opel e Alfa Romeo ficam em segundo plano. Já Lancia, DS e Maserati vão tentar sobreviver.
Os planos da Stellantis para os próximos quatro anos vieram à tona durante uma apresentação interna vazada pelo perfil Tango Down no Twitter. O diagrama mostra que, entre as marcas que o grupo oferece na Europa, todas terão pelo menos um lançamento programado até 2030.
Peugeot lidera a ofensiva
De todas, a Peugeot é a que receberá mais atenção, com sete novos carros, seguida pela Jeep, com seis lançamentos, e por Fiat e Alfa Romeo, com cinco modelos cada. O interessante é que alguns deles já foram revelados, enquanto outros permanecem um grande mistério.

A Peugeot, por exemplo, terá a nova geração do 208, que deve ser o próximo lançamento global da marca. A Fiat ganhará um novo carro elétrico de entrada, indiretamente chamado de novo Mobi. Já a Citroën vai ressuscitar o 2CV como carro elétrico de entrada, enquanto a Opel lançará um subcompacto elétrico.
Os Jeep já foram mostrados
A Jeep nem fez questão de esconder seus planos e revelou tudo o que vai lançar nos próximos anos. A marca já mostrou o Compass europeu e a reestilização do Avenger, ambos incluídos na apresentação. Além disso, reconfirmou o Recon para a Europa, a segunda geração do Renegade, um SUV para ficar entre Renegade e Compass e um SUV grande desenvolvido em parceria com a Dongfeng.
![Jeep Recon [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Jeep-Recon-00005_edited-1200x720.jpg)
A Alfa Romeo prepara a primeira reestilização do Junior e o SUV cupê baseado no Compass europeu. A marca também fala de um novo hatch para suceder o Giulia e brigar com Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A. Além disso, há um novo projeto ainda não revelado e o estudo de um SUV de grande porte.
A DS e a Lancia vão ficar até 2030 sem novidade alguma, pois já apresentaram os carros que definem seu futuro: respectivamente, o SUV nº 7 e o SUV cupê Gamma. Já a Maserati promete dois novos modelos do segmento E, possivelmente as novas gerações de Quattroporte e Levante.

Qual marca da Stellantis você aposta em um futuro mais próspero? Conte nos comentários.

