Destaque

Sonet é o SUV da Kia do tamanho de um Hyundai HB20

Kia Sonet é a resposta da marca sul coreana ao crescimento do segmento de SUV

Sonet
Kia Sonet (divulgação)

Com tamanho de Hyundai HB20, mas com aparência de carro maior, o Sonet é o novo SUV subcompacto da Kia que poderá ser vendido no Brasil em um futuro próximo.

Apresentado na Índia, o novo SUV é menor que Creta e Seltos (modelo que já foi confirmado pela Kia para o Brasil). Tem exatamente 4 metros de comprimento para se beneficiar da legislação local que dá incentivos fiscais a modelos com até 4 metros e comprimento.

O modelo tem carroceira quadrada e visualmente robusta. O capô reto e bem marcado dá a sensação de robustez transmitida pelo modelo. Já os faróis pequenos em LED que acompanham o desenho da grade frontal ajudam a dar a impressão de que ele é maior do que de fato é.

Seguindo a moda do segmento, o Kia Sonet tem teto com pintura contrastante e lanternas traseiras em LED conectadas ao centro. Esse recurso, aliás, vem se tornando cada vez mais comum entre os modos da Kia, mesmo entre os que não são SUVs.

Sonet
Kia Sonet (divulgação)

Toque de Mercedes-Benz

Por dentro, a central multimídia do Kia Sonet de 10,25 polegadas parece visualmente integrada ao painel de instrumentos igualmente digital de 4,2 polegadas. Um layout bastante semelhante ao usado pelos modelos da Mercedes-Benz.

O sistema de ar-condicionado tem comandos físicos, não sendo integrado à central multimídia como em alguns carros. Esses comandos ficam entre as saídas de ar e se integram ao design geral do SUV subcompacto.

Ele traz Android Auto e Apple CarPlay, conexão com a internet que permite a atualização da central multimídia e diversos componentes eletrônicos do carro, além de sistema de som premium assinado pela Bose.

Sonet
Kia Sonet (divulgação)

Motor de HB20

Compartilhado com modelos da Hyundai, o conjunto mecânico do Kia Sonet é composto pelo motor 1.2 Smartstream aspirado, 1.0 T-GDi emprestado do Hyundai HB20 e pelo motor diesel 1.5 quatro cilindros turbo.

As opções de transmissão variam entre manual de cinco ou seis marchas, dupla embreagem de sete marchas ou o novo sistema de transmissão semiautomática iMT que dispensa o pedal da embreagem, mas não as trocas mecânicas. É um sistema parecido com o que a Fiat usou nos anos 1990 no Palio Citymatic.

Vem para o Brasil?

A Kia estuda importar o Sonet para o Brasil, mas não há nada concreto no momento. O que a marca prepara para o nosso mercado é o SUV compacto Seltos, que deverá ser importado do México. Caso o modelo maior faça sucesso, as chances de o Sonet chegar ao Brasil são grandes.

Veja mais:

>> Somente com SUV Seltos, Kia vende mais que VW, Renault e Ford na Índia

>> Kia Sonet será revelado em 7 de agosto e tem tamanho de EcoSport

>> Ford Territory encarará somente versões mais caras do Jeep Compass