Novidades

Toyota anuncia 3º turno em fábricas para produzir Yaris

Capacidade vai aumentar e passar de 108 mil para 160 mil unidades por ano

Fábrica de Sorocaba (divulgação)
Fábrica de Sorocaba (divulgação)

A Toyota anunciou nessa semana que vai dar início ao terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, as duas localizadas no Estado de São Paulo. Segundo a marca japonesa, isso vai gerar nada menos do que 870 postos de trabalho nas duas plantas, que estarão 24 horas a pleno vapor.

Com o aumento da produção, prevista para começar a partir de novembro, a Toyota passará das 108 mil unidades produzidas por ano para 160 mil unicades/ano. Além das mais de 800 vagas nos polos de produção da marca, serão gerados também 700 novos postos de trabalho para os fornecedores de Sorocaba (SP).

Fábrica de Sorocaba (divulgação)

E o motivo para o aumento da produção nas duas plantas tem um motivo especial: o Yaris, novo hatch compacto premium que vai chegar no segundo semestre para disputar mercado com Volkswagen Polo, Fiat Argo e companhia. O modelo complementará a gama Toyota ficando entre o Etios e o Corolla.

A fábrica de Sorocaba é responsável atualmente pela produção do Etios, e será por lá que também será feito o novo Yaris. Já no complexo fabril de Porto Feliz fica concentrada a produção dos motores 1.3 e 1.5 (usados no Etios), que também recebeu investimentos para ampliação e fabricação de motores para outros modelos.

“Hoje, meu sonho se tornou realidade. Com os nossos colaboradores, sindicatos, parceiros, concessionários e governos, trabalhando como uma família, fomos capazes de anunciar o terceiro turno nas plantas da Toyota em Sorocaba e Porto Feliz. Este anúncio vai gerar 1570 empregos tão necessários para o Brasil e ajudarão na oferta do compacto premium Yaris aos nossos consumidores. Parabéns ao Brasil”, declara Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Veja mais:

>> Toyota Yaris já tem site oficial no Brasil

>> Polo: hatch inaugura nova fase da Volkswagen no Brasil

>> Avaliação: Argo 1.8 é bom de guiar, mas deve equipamentos