Destaque Novidades

Toyota Etios oficialmente morto no Brasil, mas produção continua

Toyota Etios não será mais vendido no Brasil, mas produção continua para exportação devido ao sucesso do modelo lá fora
mais baratos
Toyota Etios (divulgação)

Com mais de 620 mil unidades produzidas no Brasil, sendo mais de 440 mil exportada para fora do país, o Toyota Etios se despede do nosso mercado. Toyota mais barato do Brasil, o compacto continua em produção em Sorocaba, interior de São Paulo, mas somente para o mercado externo.

Segundo a Toyota, a aposentadoria do Etios tem como justificativa a adequação do volume de produção da unidade para a chegada do Corolla Cross. Como o foco da marca agora será no SUV médio, que tem maior valor agregado e, consequentemente mais lucro, a manutenção do Etios ficou inviável.

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Toyota Etios Sedã [divulgação]
Toyota Etios Sedã [divulgação]
Antes de sua aposentadoria, o Etios já tinha passado por uma forte redução da gama de versões. Sedã e hatch foram reduzidos somente à configuração X Plus com opção de câmbio manual ou automático. As vendas caíram ano a ano desde que o Yaris foi lançado.

Em compensação, o Toyota Etios sempre vendeu bem fora do Brasil, sendo um dos carros mais vendidos da Argentina, por exemplo. Por isso, a marca japonesa decidiu manter o hatch e o sedã em produção aqui no Brasil, mas somente para exportação.

Toyota Etios (divulgação)
Toyota Etios (divulgação)

“O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe”.

Assim, o Etios será um produto Made In Brazil, mas inacessível para os brasileiros. Ele será vendido somente na Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Vale lembrar que desde que a Índia interrompeu a produção do modelo, nosso país se tornou o único do mundo a fabricar Etios e Etios Sedã.

>>Toyota vaza preço do Corolla GR-S no configurador: custa R$ 151.990

>>Ford EcoSport e Toyota C-HR são reprovados por consumidores nos EUA

>>Ford EcoSport e Toyota C-HR são reprovados por consumidores nos EUA

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar