Destaque Novidades

Toyota Toro? Fabricante do Corolla cogita fazer uma mini Hilux

Caminhonete intermediária da Toyota atuaria como modelo de entrada abaixo de Hilux e Tacoma para peitar Ford Maverick e Fiat Toro
Toyota Tacoma [divulgação]
Toyota Tacoma [divulgação]

Inaugurado por Renault Oroch e Fiat Toro no Brasil, o segmento de caminhonetes intermediárias tem crescido fortemente pelo mundo. Prova disso é que a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz só surgiram por causa das picapes brasileiras e estão vendendo muito bem. Tanto que a Toyota já pensa em uma mini Hilux.

Segundo informações do Automotive News, o vice-presidente sênior da Toyota América do Norte, Jack Hillis, afirmou que há espaço para um modelo abaixo da Tacoma. A Toyota Tacoma, vale lembrar, é a versão norte-americana (e já bem velha) da Hilux. Na próxima geração, Tacoma e Hilux se tornarão um modelo só, mas os nomes permanecerão.

“É inegável que esses produtos tem um lugar no mercado. E o quão grande o segmento vai se tornar? Não sei, mas é algo que estamos olhando e pensando em que área deveríamos atuar”, afirma Cooper Ericksen, vice presidente de planejamento de produto e estratégia da Toyota América do Norte, reforçando o posicionamento de Hillis.

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Números recentes mostram que Maverick e Santa Cruz têm vendas projetadas na casa de 50 mil unidades por ano cada lá nos EUA. Ou seja, há forte demanda por picapes intermediárias e é um segmento aquecido. Aqui no Brasil, a Fiat Toro é a segunda caminhonete mais vendida do país, deixando a Toyota Hilux comendo muita poeira.

Corolla picape?

Por isso, a marca japonesa vê com bons olhos esse segmento. Especialmente porque, tal qual a Ford nos EUA e a Fiat no Brasil, ela é uma fabricante bastante forte entre os picapeiros. Trazer um modelo para um segmento abaixo é receita certa para o sucesso. Afinal, se até a Hyundai que nunca teve uma caminhonete conseguiu, por que não a Toyota?

Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
É bastante provável que a Toro da Toyota use a plataforma TNGA-B de Corolla e Corolla Cross. Será que teríamos uma picape Corolla Truck? Contudo, a marca pode também usar a base TNGA-K que é empregada em SUVs e modelos maiores, como RAV4, a minivan Sienna, o sedã Camry e até modelos da Lexus. Dado o porte da picape, ela tem mais chance de usar essa base.

>>Ford Maverick só falha onde a culpa não é dela | Avaliação 

>>Fiat Toro Ultra incomoda picapes médias com outro estilo | Avaliação

>>Toyota Hilux SRX: regalias de Corolla com apetite pela terra | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva