Destaque

Último Mercedes-Benz manual da história será feito no ano que vem

Hoje são raros os Mercedes-Benz com câmbio manual e isso se tornará realidade somente para os usados e para a van Sprinter

Mercedes-Benz Classe A
Mercedes-Benz Classe A [divulgação]

Faz anos que a Mercedes-Benz não vende mais carros com câmbio manual no Brasil e isso passará a ser realidade no mundo inteiro a partir de 2023. Cada vez mais eletrificada, a marca alemã não vê mais razão de oferecer pedal de embreagem em seus carros, especialmente porque os esportivos o abandonaram faz tempo.

Prova disso é que hoje somente os carros de entrada da Mercedes-Benz tem opção de câmbio manual. Especificamente Classe A, Classe A Sedan, CLA e Classe B e somente nas versões basiconas 180. Como toda família das Classes A e B será reestilizada no próximo ano, a Mercedes aproveitará para tirar o câmbio manual de linha.

Um representante da marca confirmou a informação à publicação alemã Automobilwoche onde disse que “com o crescimento da eletrificação, vemos que a demanda do consumidor está mudando para a mobilidade elétrica. [Por isso, a Mercedes] gradualmente não oferecerá mais transmissões manuais”.

Mercedes-Benz Classe A Manual [divulgação]
Classe A Manual [divulgação]

Caminho sem volta

As razões são amplas. Primeiro pelo custo de desenvolvimento, produção e manutenção de um tipo de transmissão que é usada somente por quatro carros e em versões de entrada com baixo volume de vendas. Outro ponto é que o câmbio automático se faz necessário para os planos de eletrificação total da Mercedes-Benz.

A partir de agora, todos os seus carros terão algum tipo de eletrificação, quer seja total com os modelos EQ ou parcial com sistemas híbridos ou híbridos-leves. Carro elétrico não tem câmbio manual de jeito nenhum, enquanto os híbridos de qualquer tipo que seja são mais eficientes com a transmissão automática.

Mercedes-Benz EQA [divulgação]
Mercedes-Benz EQA [divulgação]
Como a Mercedes-Benz já tem alguns tipos de câmbios automáticos que servem a uma grande quantidade de modelos, vale mais a pena o investimento nesse tipo de transmissão. Além disso, o interior de seus carros é desenhado há um certo tempo para ter alavanca de câmbio na coluna e ter console central livre. Uma manopla de câmbio ali parece até adaptação.

Com isso, só restarão os caminhões e veículos comerciais da marca alemã com pedal de embreagem. Ou seja, se você quer um Mercedes manual, melhor comprar uma Sprinter.

Mercedes-Benz Sprinter [divulgação]

>>Mercedes-Benz Classe G elétrico tem modo “Pião da Casa Própria”

>>Mercedes-Benz terá rival para Tesla Model 3 e BMW i3 só em 2024

>>“Deveríamos estar bêbados”, diz CEO da Mercedes sobre o AMG One