
Já faz um certo tempo que os primos Peugeot Expert e Citroën Jumpy assumiram o lugar da saudosa Fiat Kombi como van comercial de porte médio no Brasil. Só que a chegada do Fiat Scudo mexeu bastante com as coisas. No final do dia, são três modelos da Stellantis, mas a Peugeot foi a mais prejudicada com essa história.
O lançamento do Fiat Scudo ocorreu em junho de 2022 e, até então, o Peugeot Expert era o mais vendido do segmento. Em raros momentos, o Citroën Jumpy o superava, mas a maior parte do tempo, era o furgão do leão o líder. Em julho, primeiro mês cheio de vendas do Fiat, ele vendeu 60 unidades, Expert emplacou 225 unidades e Jumpy ficou com 165 unidades.
Começo da ladeira
Em agosto, o Peugeot seguiu à frente com 386 unidades vendidas, enquanto o Citroën subiu para 299 unidades e o Fiat ainda estava tímido com 71 unidades. O jogo começou a virar em setembro, quando o Fiat Scudo passou o Citroën Jumpy e o Peugeot Expert desceu nas vendas. Foi o mês em que os três ficaram mais próximos em número de emplacamentos.
Em novembro do ano passado, o trio ficou próximo novamente, mas o Fiat se tornou líder pela primeira vez. Foram 175 unidades para ele contra 167 unidades do Citroën e 155 unidades do Peugeot. Sua liderança se consagrou a partir daí, vendendo menos que o Citroën Jumpy só em fevereiro por apenas quatro unidades.
![Peugeot Expert [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/peugeot_expert_87_edited-750x450.jpg)
Andares diferentes
Só que o notável é que, de setembro de 2022 a abril deste ano, o Fiat Scudo vendeu menos de 200 unidades só em novembro. Já o Peugeot Expert nunca mais atingiu esse volume de vendas, ficando no máximo com 184 unidades emplacadas (em dezembro). Já o Jumpy, neste período, só teve três meses acima de 200 unidades comercializadas.
Em abril, ficou mais clara a diferença. Foram 307 unidades vendidas de Fiat Scudo, o dobro das 168 unidades do Citroën Jumpy e o quatro vezes mais que os 76 Peugeot Expert emplacados. No final das contas, ficou claro que, por conta da rede de concessionárias maior, o Scudo levou a vantagem, mesmo tendo se consagrado como Peugeot e Citroën.
>>Fiat Scudo 2024 ganha nova cor e mais versatilidade
>>Exclusivo: RAM Landtrek está fora de cogitação para o Brasil