Na Europa, a empresa de consultoria Jato Dynamics acabou de revelar quais foram os carros mais vendidos do primeiro semestre deste ano. Apesar de haver um tímido crescimento de 4,4% das negociações em relação ao mesmo período do ano passado, a indústria automotiva acumulou mais de seis milhões de vendas de carros novos e os hatches Dacia Sandero e Volkswagen Golf foram os que mais surpreenderam.
A análise revelou que nos seis primeiros meses de 2024, a somatória dos 28 países europeus bateu a marca de 6.847.842 automóveis novos comercializados. O primeiro semestre de 2023, havia atingido 6.559.213 unidades vendidas. O pequeno aumento se deu por diversos motivos e um deles foi a queda acentuada que o elétrico Tesla Model Y passou recentemente.
O portal Motor1.Com revelou como ficou o ranking dos carros mais vendidos, tanto a combustão quanto eletrificados. No caso dos 100% elétricos, o primeiro lugar foi do Tesla Model Y, com 101.181 unidades vendidas. Ele foi seguido pelo Tesla Model 3, que teve 58.400 vendas e, para fechar o pódio, veio o SUV Volvo EX30, o qual acumulou 36.980 negociações.
Carros falecidos da Renault no Brasil bombaram lá fora
Já partindo para os modelos híbridos plug-in, aqueles que usam combustível fóssil e mais eletricidade, o pódio foi bem diversificado. O primeiro foi o Volvo XC60, que acumulou 29.903 vendas e foi seguido por Ford Kuga, com 20.848 comercializações, e o BMW X1 somou 17.669 unidades.
Os cinco primeiros carros mais tradicionais do ranking chamaram a atenção. O Dacia Sandero, conhecido pelos brasileiros pela Renault em uma outra geração, teve 143.596 unidades. Um crescimento de 16%. Logo atrás veio o Volkswagen Golf, que registrou um aumento de 43% nas negociações e registrou 126.993 vendas.
Em terceiro lugar, o Renault Clio mostrou um acréscimo de 15% nas vendas (114.623). Atrás, aparecem o Volkswagen T-Roc (111.381) e o Peugeot 208 (107.907) – ele chegará em breve reestilizado ao nosso mercado.

O que você achou das vendas na Europa? Se surpreendeu com os resultados do Dacia Sandero? Conte nos comentários
![Sandero elétrico [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/dacia_sandero_908-1200x720.jpeg)


E uma pena que no Brasil prevaleça essa cultura de forçar o consumidor a comprar SUV. Caros e pouco espaço. Visam lucros excessivos As montadoras no Brasil estão com sua política ERRADA. pura ganância. Se vendessem Renault Clio , e outros ratchs CERTAMENTE teriam lucro. O problema é que a renda do brasileiro não comporta ficar comprando SUV e elétricos . A realidade é diferente. bom que na Europa eles praticam uma política de venda TOTALMENTE diferente que no Brasil. E assim ganham clientes de todas as faixas . Eu não compro um SUV pois são caros e os bandidos adoram . Prefiro Sedan. E que tô tiver pra vender irei comprar. As montadoras Não vão me dizer o que devo comprar NUNCA.