Vendas e Preços

Toyota Corolla cria polêmica e rivalidade com Tesla Model Y

O Toyota Corolla não gostou nada de perder seu posto para o Tesla Model Y e atacou. Mas, a história tem detalhes que chamam a atenção

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]

Logo após o mercado automotivo anunciar que o Tesla Model Y havia sido o carro mais vendido do mundo em 2023, a Toyota divulgou os números de vendas do Corolla. Surpreendentemente, o sedã médio japônes conseguiu bater o rival elétrico em seu total de vendas globais, mas há alguns pontos a serem esclarecidos.

De acordo com a apuração da Jato Dynamics, o Model Y havia vendido 1,23 milhão de unidades nos 12 meses de 2023. Só que, a marca japonesa só conseguiu terminar de contabilizar esse índice agora. Um porta-voz da montadora japonesa contatou o portal Carscoops e revelou que 944 mil RAV4 foram vendidos no mundo e 1,64 milhão de Corolla foram comprados no ano passado. Dessa forma, o sedã médio japonês esmurrou o SUV elétrico norte-americano.

Tem um porém em toda esta história. A contagem da Toyota sobre o Corolla engloba diversos modelos que possuem este nome. O mesmo porta-voz da marca revelou que entraram nesta contagem o sedã médio, o SUV médio Corolla Cross, o Corolla hatch, o Corolla perua, o Corolla Fielder que é exclusivo do Japão e o esportivo GR Corolla. Além disso, as diversas placas de identificação do mesmo veículo em alguns mercados também são levados em conta. Ou seja, não foi somente o sedã que bateu no SUV elétrico e sim todos os Corolla juntos.

Toyota GR Corolla [divulgação]
Toyota GR Corolla [divulgação]

Sucesso do Corolla é uma prova

Se a somatória entre os carros japoneses for permitida, então o Model 3 e o Model Y podem ser considerados como um mesmo carro. E caso isso aconteça, os modelos eletrificados venderam 1.739.707 unidades e ainda assim ficaram na frente do sedã médio por cerca de 100 mil carros de diferença.

Contudo, por mais que ainda exista uma indecisão entre os modelos para a vaga de carro mais vendido do mundo, a Toyota segue feliz com o Corolla. Seu número de vendas em 2023 mostrou que a adoção mais lenta dos carros elétricos por parte da marca japonesa não é um erro. Além de ver o sucesso entre os veículos híbridos e movidos a combustão, a fabricante entendeu que o crescimento dos modelos 100% eletrificados está desacelerado e por isso vai esperar mais um pouco com seus projetos.

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]
Entre o Corolla e o Tesla, qual você prefere? Acredita que o futuro será só de carros elétricos? Conte nos comentários

>>Mercedes-Benz C300 se dá ao luxo do conforto | Avaliação

>>Netflix lançará série da vida sobre Ayrton Senna ainda em 2024

>>Ford mexe no visual do Explorer e mata versão híbrida