Destaque Novidades

Volkswagen prepara SUV menor que o Nivus com tamanho de EcoSport

Projetado para a Índia, SUV com 4 metros de comprimento será porta de entrada da Volkswagen no segmento que interessa ao Brasil
Volkswagen Nivus [divulgação]
Volkswagen Nivus [divulgação]

A Volkswagen não está para brincadeira no segmento de SUVs. Depois do lançamento do cupê Nivus e do médio Taos, a marca prepara mais um modelo na categoria, só que dessa vez de porte subcompacto. Mirando a Índia, mas com grandes chances de ser oferecido no Brasil, o próximo SUV da Volkswagen terá tamanho de EcoSport e será mais barato que o Nivus.

Parte do projeto Índia 3.0 da Volkswagen, o novo SUV subcompacto terá de enfrentar concorrentes de peso no segundo país mais populoso do mundo. Por lá, o Suzuki Maruti Vitara Brezza domina o segmento, que tem ainda concorrentes de peso como Kia Sonet, Hyundai Venue e Ford EcoSport, além de locais como Tata Xenon e Mahindra XUV300.

A Volkswagen desenvolve uma variante de baixo custo da plataforma MQB A0 pra mercados emergentes e que necessitem de modelos menores que Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, que atualmente usam a base. Chamada de MQB A0 IN, essa base pode ser a mesma do projeto MQB A00 destinado ao Brasil.

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross 2021 [divulgação]
A ideia é lançar três SUVs nessa base. O primeiro será o Taigun, que não passa de um T-Cross com nome diferenciado e visual levemente modificado em relação à versão brasileira, que já é diferente da europeia e que nada tem a ver com o T-Cross chinês. O Volkswagen Taigun indiano deverá começar a ser vendido em 2021.

Os outros dois SUVs da base MQB A0 IN serão um Volkswagen e um Skoda, segundo o site Gaadi Waadi. Ultimamente a marca tcheca tem obtido resultados nas vendas substancialmente mais altos que sua controladora, por isso ela tem prioridade nesse projeto, além de ser a responsável pela nova plataforma.

Por isso, o SUV subcompacto da Skoda chega primeiro e será baseado no Vision IN da imagem abaixo. Ambos serão equipados com motor 1.0 TSI três cilindros turbo com 115 cv e 20,4 kgfm de torque – acerto feito para o mercado indiano e já usado em modelos Skoda e VW por lá. Haverá câmbio automático ou manual, ambos com seis marchas.

Skoda Vision IN [divulgação]
Skoda Vision IN [divulgação]
Para o Brasil esse SUV de pequeno porte interessa bastante, visto que outras marcas já ensaiam modelos nessa categoria. A Nissan terá o Magnite muito em breve e há rumores que indicam que a Hyundai flerta com a possibilidade de trazer o Venue para cá. A Volkswagen quer atacar em todos os nichos entre os SUVs.

Além disso, esse modelo pode ser o derradeiro carrasco de Fox, Gol e up!, que há um certo tempo têm sua continuidade em linha questionada. Rumores já apontam para a transformação do Gol em um aventureiro ou um SUV, que pode ser justamente esse modelo de quatro metros de comprimento.

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?  

>>Projeção: Volkswagen Nivus GTS pode chegar em 2022

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar