Novidades

Renault terá nova Oroch produzida fora do Brasil?

Sandero, Logan e Stepway deixarão de ser fabricados na Argentina para abrir espaço para a possível sucessora da Oroch

Renault Duster Oroch (divulgação)
Renault Duster Oroch (divulgação)

Ainda que a Renault Oroch tenha inaugurado o segmento de picapes intermediárias meses antes da Fiat Toro, ela não teve o mesmo sucesso. Vendendo substancialmente menos que sua rival, a picape francesa terá uma nova chance em breve. E ela pode vir da Argentina.

Depois que a Renault da África do Sul confirmou que uma nova geração da Oroch está em desenvolvimento, a divisão argentina deu novas pistas. Em entrevista à Agencia Télam, replicada no Argentina Autoblog, Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, revelou planos para um novo utilitário.

A ideia da Renault com a fábrica de Santa Isabel é concentrar a produção de utilitários. Hoje por lá são feitas as picapes Nissan Frontier e Renault Alaskan, além do furgão Kangoo não oferecido no Brasil. Contudo, os irmãos Logan, Sandero e Stepway também são fabricados por lá.

Renault Oroch [divulgação]
Renault Oroch [divulgação]
Em 2024 ou 2025, o trio deixará a linha de produção argentina deixará de fazer o trio de compactos. Isso já indica também quanto tempo a atual geração deles deverá durar. Contudo, antes disso, um novo modelo utilitário será feito na Argentina. A Renault diz ser uma nova plataforma, mas é muito possível que seja apenas um reforço na B0 do novo Duster.

Nova vida

Uma nova Oroch faz sentido para a estratégia da Renault em investir em utilitários. Além disso, ela já é um produto envelhecido dentro da gama atual da marca e não consegue fazer sombra à Fiat Toro. Uma picape maior, com interior mais refinado vindo do novo Duster e uma tão necessária opção automática farão bem à picape.

Renault Oroch [divulgação]
Renault Oroch [divulgação]
É possível que a nova Oroch use o motor 1.3 TCe quatro cilindros turbo que vai estrear no Captur reestilizado. Assim, ela terá força suficiente para encarar a Fiat Toro flex. Ela também usa motor 1.3 turbo, mas que entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque.

Números do motor Renault ainda não foram revelados, mas ele entrega 163 cv e 19,1 kgfm de torque no Mercedes-Benz Classe A Sedan. Antes de chegar ao Captur e à nova Oroch, o motor deve ganhar mais cavalos e torque por conta da conversão a flex. O câmbio usado será um CVT.

>>Renault Oroch deve ganhar nova geração em 2022 com status global

>>Scénic poderá voltar a ser uma variante do Renault Mégane

>>Mercedes revela conceito de van elétrica baseada no Renault Kangoo