Novidades

Bomba: Ford não produzirá mais carros no Brasil

Produção de Ka e EcoSport será encerrada no Brasil pela Ford, enquanto Troller poderá ser fechada definitivamente

Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato)
Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato)

Depois de um ano turbulento, vendas em queda e operações globais sendo enxugadas, a Ford decidiu pelo encerramento total da produção de carros no Brasil. A bomba pegou o mercado de surpresa que vê uma das antigas quatro grandes deixando o país. Com isso, é provável que a Troller morrerá.

A Ford anunciou oficialmente que encerrará a produção nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante 2021. Segundo a marca “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Ford Ka [divulgação]
Ford Ka [divulgação]
Com isso, todos os carros da Ford vendidos no Brasil passarão a ser importados. A marca reforça que mantém os planos da Ranger produzida na Argentina e ampliação do portfólio com novo Bronco Sport, Mustang Mach 1, Transit, Ranger Black e um inédito modelo híbrido plug-in (possivelmente o Escape).

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

Ford EcoSport (divulgação)

A marca do oval azul afirma que manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo. O que não se sabe por enquanto é como ficará a situação de Ka e EcoSport, ambos produzidos em Camaçari. Nem mesmo se a Troller será morta nesse processo, já que sua fábrica fechará.

Recentes flagras mostram que a Ford trabalha em uma nova geração do EcoSport, que será maior e mais espaçoso, além de um SUV menor para tomar o lugar do Ka. Com o fechamento da planta de Camaçari, fica a dúvida se os novos modelos serão feitos na Argentina ou importados de outros países chave para a Ford, como Índia e México.

>>Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação

>>Maverick vaza e revela armas contra a Fiat Toro

>>Flagra: Ford Fusion se transformará em SUV cupê na nova geração